Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


Batalhão Escolar promove o 3º Seminário de Segurança Pública Escolar em parceria com o SINEPE/DF e a Secretaria de Educação

Publicado em 31/03/2025 às 17:00:00

Com o objetivo de ampliar o diálogo entre escolas, forças de segurança e instituições públicas sobre ações preventivas e o fortalecimento da cultura de paz, será realizado nos dias 2 e 3 de abril, o 3º Seminário de Segurança Pública Escolar. O evento é presencial e gratuito, destinado a gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e demais profissionais da educação, e ocorrerá no auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

 

A iniciativa é promovida pelo Batalhão de Policiamento Escolar da Polícia Militar do Distrito Federal em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal e Secretaria de Educação do DF, com apoio do MPDFT.

 

Nesta terceira edição, a presidente do SINEPE/DF, Ana Elisa Dumont, reforça que a segurança escolar precisa ser pensada de forma integrada, preventiva e humana. “Sabemos que segurança não se faz apenas com portões trancados, mas com informação, diálogo e prevenção. Este seminário é uma oportunidade fundamental para que gestores, coordenadores e educadores estejam mais preparados diante dos desafios atuais”, comentou. 

 

Programação diversa e prática

 

A programação foi cuidadosamente elaborada para trazer reflexões, experiências e práticas que possam ser aplicadas no dia a dia das escolas. No primeiro dia, o destaque será o Programa Guardião Escolar, voltado para a atuação do Batalhão de Policiamento Escolar da PMDF, e uma palestra sobre saúde mental no ambiente escolar, com a psicóloga Larisse Vasconcelos.

 

Já no segundo dia, o evento abordará temas sensíveis como consciência situacional em ambiente escolar, ataques de violência extrema às escolas e estratégias de prevenção e enfrentamento, além de uma palestra sobre cultura de paz nas escolas, conduzida por Ana Beatriz, da Secretaria de Segurança Pública.

 

Confira a programação completa

 

Dia 02 de abril (quarta-feira)  

13h30 – Credenciamento  

14h00 às 14h30 – Painel das autoridades e abertura oficial  

14h30 às 15h30 – Programa Guardião Escolar  

15h30 às 15h50 – Perguntas  

15h50 às 16h15 – Intervalo  

16h15 às 17h10 – Saúde mental no ambiente escolar  

17h10 às 17h30 – Perguntas  

17h30 – Encerramento do primeiro dia

 

Dia 03 de abril (quinta-feira)  

09h00 – Credenciamento  

10h00 às 10h50 – Consciência situacional em ambiente escolar  

10h50 às 11h05 – Intervalo  

11h05 às 11h50 – Continuação: Consciência situacional  

11h50 às 12h00 – Perguntas  

12h00 às 14h00 – Almoço  

14h00 às 15h00 – Ataques de violência extrema às escolas no Brasil: mapeamento, fatores associados e caminhos de prevenção e enfrentamento  

15h00 às 15h30 – Perguntas  

15h30 às 16h00 – Intervalo  

16h00 às 17h00 – Cultura de paz nas escolas  

17h00 às 17h30 – Perguntas e avaliação de reação  

17h30 – Encerramento do seminário

 

Conheça os palestrantes

 

Tenente-Coronel Renata – comanda o Batalhão de Policiamento Escolar da PMDF e atua diretamente na construção de estratégias preventivas em unidades escolares da rede pública.

 

Larisse Vasconcelos – Psicóloga e diretora de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante da Secretaria de Educação do DF, referência em saúde mental e políticas educacionais.

 

Major Herbert Freitas – chefe da Seção de Operações e Instrução do Batalhão Escolar da PMDF, traz sua experiência com formação de policiais e protocolos de segurança.

 

Cléo Garcia – Doutora em Educação pela UNICAMP e facilitadora de Justiça Restaurativa, com atuação reconhecida em processos formativos para mediação de conflitos nas escolas.

 

Ana Beatriz – Chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz da Secretaria de Segurança Pública do DF, lidera ações interinstitucionais para promoção da convivência escolar e resolução pacífica de conflitos.

 

O SINEPE/DF reforça a importância da participação dos gestores escolares e demonstra o seu comprometimento com o tema por meio do diálogo constante com a comunidade e os agentes públicos que colaboram com a promoção da segurança e paz nas escolas.