O SINEPE/DF

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF), é o representante legal das mais de 591 escolas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, de todas as regiões administrativas do DF. Quase metade das instituições particulares já são filiadas ao sindicato. Essas instituições atendem cerca de 185 mil alunos. O SINEPE/DF representa os interesses da categoria junto as instituições públicas e privadas, atuando pela classe nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Além das escolas, o Sindicato está muito próximo à comunidade do DF. Isso porque a instituição é responsável por promover um ensino de qualidade em busca da socialização do saber, da construção de valores éticos e da afirmação da cidadania plena.
 

VISÃO

Ser um sindicato envolvido em ideias inovadoras e que atue como referência para o segmento educacional privado no Distrito Federal e no Brasil.

MISSÃO

Representar e agregar as instituições de ensino privado do DF em defesa dos seus interesses e da ampliação de sua qualificação e sustentabilidade.

VALORES

Ética, transparência, integridade, justiça, competência, cultura da inovação e do trabalho em equipe.

HISTÓRIA SINEPE/DF

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal é um dos irmãos mais velhos de Brasília. Criado em 1969, nove anos após a inauguração de Brasília, o Sinepe acompanhou, com pioneirismo, o apogeu desenvolvimentista que teve início com a construção da capital federal. O Sinepe foi fundado com o objetivo de organizar, representar e fortalecer as escolas e faculdades particulares do Distrito Federal. Anos depois, as instituições de ensino superior criaram a sua própria entidade, o Sindepes. Hoje, o Sinepe é o representante legal das escolas que atendem da educação infantil ao ensino médio.

Ao longo desse tempo, o Sinepe se credenciou como o interlocutor do ensino particular no Distrito Federal. O trabalho obstinado dos seus fundadores e dirigentes muito contribuiu para aumentar o prestígio das nossas escolas junto à sociedade. Nossos estabelecimentos filiados integram uma rede que prima por uma educação de excelência articulada ao processo de desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do Brasil e do mundo.

Ao entrar na sua fase mais madura, o Sinepe abre novos flancos de atuação e consolida o seu papel de dirigente das escolas particulares. Ao lançar mão de parcerias na área social, o sindicato se une a instituições governamentais e a organizações civis, somando esforços em campanhas, projetos e programas de envergadura social.

Sob a liderança do Sinepe, as escolas particulares aprimoram a sua intervenção e seguem prestando esse relevante serviço que é a educação das nossas crianças e jovens, sob o prisma de uma proposta que vislumbra a socialização do saber, a construção de valores éticos e a afirmação da cidadania plena. O Sinepe surgiu do diálogo dos educadores do ensino particular em torno de seus ideais e perspectivas. E é nesse diálogo permanente que reside a sua força, o seu empreendedorismo. Por isso, estamos plenamente capacitados para fazer a interlocução da nossa base social junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário, sempre no afã de garantir nossos interesses.

CONHEÇA NOSSA DIRETORIA