As férias chegaram. Então, que tal aproveitar o tempo para pôr a leitura em dia? O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) preparou uma lista com livros que, sem dúvida, serão excelentes companhias para o verão. Do suspense ao romance, passando pela filosofia, escolha o que mais combina com você.
Maggy tem uma doença que a impede de viver como as outras pessoas. Ela nunca saiu de casa, e as únicas pessoas com quem convive são a mãe e a enfermeira. Então, Olly, um garoto magro de olhos azuis, se muda para a vizinhança, e assim que ela o vê pela janela sabe que se apaixonará por ele. Mais do que um romance, é uma história que trata de independência.
Durante a Segunda Guerra, na Holanda, um comerciante abriga duas famílias judias no sótão. A jovem Anne Frank mantém um diário sobre a vida que leva nesse período, da dinâmica familiar à ameaça nazista. Anos depois de as duas famílias terem sido capturadas, o pai, Otto Frank, volta ao sótão e acha o diário de sua filha. Uma aula de história e de empatia, pela perspectiva de uma adolescente.
Em clima de suspense, cinco estudantes, que se intitulam “os Karas”, enfrentam uma macabra trama internacional. O sinistro Doutor Q.I. pretende subjugar a humanidade aos seus desígnios, aplicando na juventude uma perigosa droga, que já está sendo experimentada em alunos das melhores escolas de São Paulo. O grupo vai, então, tentar desvendar esse mistério.
Jessie se muda para uma nova cidade e está prestes a começar o ensino médio em uma escola onde não conhece ninguém. Então, recebe um e-mail anônimo. Esse “Alguém Ninguém” começa, até mesmo, a lhe dar conselhos, o que a ajuda a crescer e a se adaptar.
Sucesso há gerações, o livro que une ciência e ficção conta a história de Beremiz Samir, um viajante com o dom da matemática, que maneja números com extrema facilidade e encanta a todos com suas habilidades. Em suas aventuras, ele aponta soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.
Prestes a completar 15 anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais pouco convencionais. Eles são anônimos e perguntam à jovem quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Moller Knag, garota a quem Sofia também não conhece. O processo gera diversas reflexões filosóficas na personagem.
Neste livro do aclamado astrônomo Carl Sagan, que dedicou sua vida à divulgação da ciência, o foco é o “analfabetismo científico”. O autor reafirma o poder positivo da tecnologia e da ciência, oferecendo informações surpreendentes de forma clara, didática e irreverente.