A 13.ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) premiou regionalmente os melhores alunos nesta quarta-feira (4). No Distrito Federal, a cerimônia ocorreu no Cine Brasília e contou com a participação do presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe) do DF, Álvaro Domingues, na entrega de medalhas. Esta foi a primeira vez que alunos de colégios privados puderam participar da competição.
Ao todo, mais de 18 milhões de estudantes participaram em todo o País, sendo cerca de 250 mil de escolas do DF. Domingues reforçou a importância da disciplina nos projetos pedagógicos das instituições, lembrando da participação dos gestores, coordenadores e professores no incentivo aos alunos. “Parabéns a todos aqueles que se dedicam à matemática”, comemorou.
O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, relembrou a história da OBMEP, a qual ajudou a construir desde o começo junto ao governo federal. “Cordenei as duas primeiras edições e fico muito feliz de ver os resultados, pois quadruplicamos o número de medalhas de ouro”, contou. O secretário de educação, Júlio Gregório Filho, também participou da premiação. “Esses estudantes merecem muito respeito, pois representam a esperança de desenvolvimento para o País”, opinou.
Além das medalhas de ouro, prata e bronze entregues aos alunos, professores também foram homenageados. A premiação nacional ocorrerá em agosto, no Rio de Janeiro.