O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) realiza, em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Secretaria de Educação do DF, eventos voltados para o combate ao racismo nas escolas do DF. A ação “Gente de cor, cor de gente: por uma educação para as relações étnico-raciais” está marcada para os dias 27 e 28 de junho e contará com palestras e audiência pública.
A iniciativa é voltada aos profissionais da educação e demais interessados na temática e irá abordar boas práticas para uma educação antirracista, pautada na equidade, além de aprofundar o diálogo sobre ações para prevenir e coibir atos racistas em escolas particulares e públicas no Distrito Federal.
Para a presidente do SINEPE/DF, Ana Elisa Dumont, é uma oportunidade de fortalecer e consolidar os debates que têm sido realizados junto ao MPDFT. “Eventos como estes colaboram para os trabalhos que temos feito, com debates sobre as principais questões que afetam o ambiente escolar. O racismo é um tema de extrema relevância e precisa fazer parte do cotidiano da escola. Como determina a legislação educacional vigente, não deve ser trabalhado apenas em datas específicas e comemorativas e, sim, com a transversalidade que o assunto exige”, afirmou.
Programação
A programação terá início às 18h no dia 27 de junho (quinta-feira). Nesse dia, os inscritos vão participar de duas palestras sobre educação para as relações étnico-raciais nas escolas.
As exposições serão da socióloga e formadora de gestores e professores em organismos internacionais e redes públicas e privadas na área de educação e relações raciais, Ednéia Gonçalvez, e da professora aposentada da Secretaria de Educação do DF e autora do "Projeto Mulheres Inspiradoras", Gina Vieira.
Na tarde do dia 28 (sexta-feira), a Procuradoria-Geral de Justiça do MPDFT realizará audiência pública para ouvir a sociedade, com objetivo de construção de diretrizes voltadas à atuação das escolas diante de casos de racismo. Os trabalhos terão início às 14h e estão previstos para terminar até 18h.
Na audiência pública, o Ministério Público pretende articular as escolas, proporcionando aos educadores e a toda a comunidade escolar um espaço de escuta visando, entre outros objetivos, à construção de documento norteador de ações relacionadas ao tema no ambiente pedagógico.
De acordo com o Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED/MPDFT), o evento pretende enriquecer o debate sobre o assunto. Além disso, ao promover o encontro dos diversos atores relacionados à educação no DF, como entidades de classe, acadêmicos, movimentos sociais, gestores públicos distritais e federais, legislativo local, profissionais da educação, pais e alunos, o MPDFT também espera compreender melhor o cenário, reunindo elementos para aprimorar sua atividade-fim nessa temática.
Acesse aqui a programação completa dos eventos.
Pesquisa inicial
Como forma de conhecer a realidade da comunidade escolar do DF em relação ao tema dos eventos, o NED/MPDFT disponibilizou um questionário de Pesquisa Inicial. O questionário é anônimo, e as respostas ajudarão no direcionamento das atividades tanto nas palestras quanto na audiência pública.
Clique aqui e participe.
Serviço
1º dia – Palestras
Data: 27 de junho (quinta-feira)
Horário: das 18h às 21h
Local: Auditório do MPDFT
Inscrições neste link.
2º dia - Audiência Pública
Data: 28 de junho (sexta-feira)
Horário: das 14h às 18h
Local: Auditório do MPDFT
Acesse o edital aqui.