Mais que sabor, as cores no prato fazem muito mais pelo nosso organismo do que podemos imaginar. Para os adultos, isso já é fascinante. Para crianças, então, essa história abre um caminho fantástico para despertar a curiosidade e a consciência para uma alimentação saudável. Não é à toa que o Popeye, fortão daquele jeito, é viciado em espinafre, que é… VERDE! Alimentos verdes fortalecem ossos e dentes. Quer mais exemplos e conhecer as propriedades de cada cor? Vamos lá:
ALIMENTOS VERMELHOS: são fonte de carotenoides, precursores da vitamina A (opa! Capricha na acerola, cereja, maçã, melancia, morango, pimentão vermelho, rabanete, tomate). Eles são bons para o coração, para a memória, previnem o cancer, fortalecem a pele e também os olhos.
ALIMENTOS COR DE LARANJA: são ricos em vitamina C, antioxidante fundamental para a proteção das células. Eles ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico. Aqui vai a lista: abóbora, batata baroa (a mandioquinha!), caju, carambola, caqui, cenoura, damasco, gengibre, mamão, manga e por aí vai.
ALIMENTOS ROXOS: ah, estes possuem niacina (vitamina do complexo B), minerais, potássio e também vitamina C. São bons para a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo, além de retardarem o envelhecimento. Aproveita e completa seu prato com almeirão roxo, alcachofra, amora, ameixa preta, azeitona preta, beterraba e cebola roxa. Tem mais: grande parte dos destes alimentos possuem ainda um poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas. Ai, meu coraçãozinho…
ALIMENTOS BRANCOS: Dizem que branco não é cor, mas nos alimentos é sim! Os branquinhos costumam ser ricos em vitaminas do complexo B e em flavonoides, que também protegem as células, auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e evitam o aparecimento de coágulos na circulação. Aqui vai a lista (presta atenção para não se confundir, porque alguns não são exatamente brancos): aipo, alho-poró, batata baroa, cará, cebola, cogumelo, couve-flor, inhame, nabo, pera.
ALIMENTOS VERDES: Ah, estes você já sabe. São ricos em cálcio, fósforo e ferro, promovem o crescimento (lembra do Popeye?), ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos, fortalecem ossos e dentes. Uau! Nesta turma, temos abacate, abobrinha verde, alface, o brócolis, coentro, couve, chuchu, pepino, repolho, vagem… ih, a lista é grande!
Apesar de super poderosos, os verdes muitas vezes fazem papel de vilão nos pratos das crianças. Ô, dó! Mas existem jeitos e jeitos de incentivar o consumo destas comidinhas. A Sodexo, por exemplo, fez uma parceria com a Gabriela Kapim (a nutricionista e apresentadora que você conhece dos programas “Socorro, meu Filho Come Mal” e “Cozinha Colorida da Kapim” do GNT) e levou-a para dentro de suas escolas parceiras para revolucionar as refeições de crianças e adolescentes. Em andamento deste o primeiro semestre deste ano, o programa já conquistou pais, alunos e educadores, com palestras da Kapim nas escolas, vídeos com conteúdo exclusivo, cardápios inovadores e uma porção de outras novidades, entre elas, Os 5 Mandamentos para comer bem.
Este é apenas um dos projetos que a Sodexo leva para dentro das escolas, mas tem muito mais, inclusive além da alimentação: tem serviços de recepção, jardinagem, segurança, manutenção. Tudo disponível para ESCOLAS DE TODOS OS TAMANHOS! Porque a experiência da Sodexo é de gente grande, mas o carinho e a atenção vão dos pequenos para a família inteira ?
Bom, na hora de preparar o seu prato então, capricha no colorido principalmente no prato das crianças, porque dá pra inventar muita aventura com essa história de cor. Além disso, as cores deixam o prato lindo e vamos combinar? Um prato bonitão dá muito mais vontade de comer. Bon apetit!