Cerca de 70 educadores, entre diretores e coordenadores de escolas particulares do Distrito Federal, participaram nesta segunda-feira (24), em Brasília, de colóquio sobre o novo ensino médio, na sede do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal – SINEPE/DF. Os debates foram coordenados pelo presidente do SINEPE/DF, Álvaro Domingues Júnior, e pelo professor Júlio Gregório, que integrou equipes constituídas pelo Ministério da Educação para a construção da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Gregório é ex-secretário de Educação do DF e também participou do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
“Foi um debate bastante produtivo e esclarecedor, onde tratamos sobre todas as mudanças que deverão ocorrer nas propostas pedagógicas das escolas do Distrito Federal, oriundas da Lei 13.415/2017, que traz as modificações no ensino médio. Também discutimos as questões relacionadas à legislação trabalhista, bem como as planilhas de custos que sofrerão repercussão com o novo itinerário do ensino médio”, explicou Álvaro Domingues Júnior, que é vice-presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal. Além disso, entre 2017 e 2018, Álvaro Domingues Júnior participou dos debates acerca do novo ensino médio, onde esteve como presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação e titular do Conselho de Educação do Distrito Federal.
Acesse aqui as fotos do encontro.
Os debates foram feitos no âmbito do Fórum Permanente: O Ensino Médio do SINEPE/DF. O primeiro colóquio sobre o tema ocorreu no dia 29 de maio, também na sede do sindicato, e contou com a participação do Diretor de Políticas e Regulação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Wisley João Pereira, do professor Júlio Gregório, ex-secretário de Educação do Distrito Federal, da coordenadora geral de Políticas de Ensino Profissional e Tecnológico do Ministério da Cultura e Educação, de Joelma Bonfim da Cruz e da professora Fernanda Marsaro, do INEP.
Em agosto, o SINEPE/DF deverá abrir novos espaços para debates sobre a implementação do novo Ensino Médio.