Na última quarta-feira (21), educadores representantes da Índia, um dos países com maior reserva de recursos hídricos do mundo, conheceram de perto o projeto Pede Planta – eles vieram a Brasília para participar do Fórum Mundial da Água. Idealizado em 2006 no Colégio do Sol, o projeto conta com parceria do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe) do DF, além de apoio da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). Anualmente, são produzidas cerca de 90 mil mudas.
O objetivo da visita foi apresentar os aspectos práticos do programa, como as técnicas de revegetação em áreas de preservação permanente, áreas degradadas e locais públicos, a conservação do solo e das águas, e o trabalho e a difusão da educação ambiental de forma transversal, com diversas instituições parcerias. O conhecimento disseminado a respeito da gestão de viveiros pode ser aproveitado em escolas indianas.
No encerramento, os membros da delegação afirmaram que a contribuição do Pede Planta é muito positiva para a preservação do meio ambiente e o crescimento da cultura do desenvolvimento sustentável. Ficaram motivados para divulgar e ampliar as ações do projeto em suas escolas na Índia.
Para uma das visitantes, Aniket Lohiya, que é educadora e diretora de uma escola em Mumbai, o projeto é inspirador. “Percebemos que tudo o que fazem é com muito amor. Vocês realizam esse projeto com a alma em cada detalhe, e é isso que queremos levar para o nosso país. Acreditamos que esse projeto abre portas para aqueles que compartilham dos mesmos ideais”, elogiou.
Para o idealizador do Pede Planta, professor Erli Ferreira Gomes, foi gratificante receber a visita internacional. “Foi uma surpresa o nível de interesse que a delegação manifestou, principalmente com a forma filosófico-poética como conduzimos o projeto. Os elogios recebidos e a possibilidade de expansão do Pede Planta para além das nossas fronteiras nos animam ainda mais a prosseguir o trabalho”, concluiu.
Missões internacionais
Nesta semana, o Pede Planta recebeu educadores estrangeiros, e, no caminho inverso, educadores brasileiros (e brasilienses) serão recebidos por escolas do exterior no mês que vem. No dia 27 de abril, o SINEPE/DF vai realizar a 11.ª Missão Técnica Internacional, que leva gestores de escolas da cidade para conhecer modelos e projetos educacionais de outros países.
O projeto completou 10 anos, e sua importância vai além do contato com outras culturas. “A troca de conhecimento faz com que os gestores percebam quais práticas estão à altura ou são até melhores que as de outras localidades. E também utilizem os modelos desses países como inspiração para novas práticas dentro de suas instituições, de forma semelhante ao que os indianos fizeram conosco”, defendeu o presidente do SINEPE/DF, Álvaro Domingues. A missão deste ano vai passar por Vancouver (Canadá) e por Chicago (Estados Unidos).