Durante a manhã do último sábado (8), os alunos, pais, funcionários e ex-alunos da Escola das Nações puderam participar do projeto “Nations Goes Green”, que busca conscientizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente por meio de dezoito atividades lideradas, em sua maioria, pelos próprios estudantes. As ações, que aconteceram de maneira simultânea, envolveram oficinas de manutenção de horta orgânica e criação de estação solar, além da feira de adoção de animais e workshop de ioga e meditação, entre outras.
A diretora executiva da Escola das Nações, Lisa Perksie, conta que os projetos ecológicos tiveram início há treze anos, com a adoção do descarte adequado do óleo de cozinha, iniciado a partir da sugestão de um professor: “Começamos fazendo sabonetes que poderíamos usar na escola e que também poderíamos doar para comunidades próximas, em casos de crise. A partir daí, veio o jardim e tudo isso virou parte do nosso currículo, além uma experiência que nunca deixa o nosso aprendizado”, disse ela.
Apesar de já oferecer projetos de educação ambiental de maneira interna, a escola viu nesse evento uma boa oportunidade para celebrar práticas sustentáveis por meio da colaboração e apoio de pessoas que são parte da comunidade: “Além de gerar essa alegria, esse momento de compartilhamento, o importante é que tudo isso seja relacionado à um conjunto de hábitos sustentáveis que ajudem a comunidade e possam ser uma espécie de retribuição nossa, tanto ao público externo quanto interno da Escola das Nações”, disse a coordenadora de comunicação, Natália Silva.
Especialmente em meio a momentos como a crise hídrica vivida pelo Distrito Federal atualmente, pensar em meios de fomentar a educação ambiental na sociedade tem se tornado cada vez mais importante. Por isso, como parte da agenda de ações do 8.º Fórum Mundial da Água – que ocorrerá em Brasilia em 2018 – o Sinepe/DF em parceria com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), está desenvolvendo ações junto aos educadores que procuram estimular o uso consciente da água e a consciência ambiental no espaço escolar.
A pedido do presidente do Sinepe/DF, Álvaro Domingues, o consultor ambiental da entidade, o engenheiro Filipy Andrade, esteve presente no Nations Goes Green e informou a disposição da instituição em apoiar os novos projetos, além daqueles que já estão em curso, relacionados ao 8.º Fórum Mundial da Água.