O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe) lançou na última quinta-feira (6), o projeto Escola sob Medida: juntos na prevenção à obesidade. Realizada em parceria com o portal EuSaúde (www.eusaude.com.br), do Instituto Paulo Cabral, a campanha tem como objetivo contribuir para reduzir a obesidade infantojuvenil, criando e estimulando práticas mais saudáveis, em uma colaboração entre as instituições de ensino e as famílias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o distúrbio afeta um terço das crianças e adolescentes brasileiros e está associado ao sedentarismo, resultado do tempo que eles passam em frente a telas – 54% das crianças de até 12 anos passam mais de 4 horas em contato com dispositivos, de acordo com a pesquisa Infant and Kids Study, divulgada também no dia 6/10 – e a maus hábitos alimentares. “Nossa intenção é sensibilizar professores, alunos e pais na incorporação desses hábitos para a vida”, afirmou o presidente do Sinepe/DF, Álvaro Domingues.
O evento contou com a palestra da dra. Ana Escobar, pediatra e professora Universidade de São Paulo (USP), além de consultora do programa Bem-Estar, da TV Globo. A convidada falou sobre obesidade infantil e ressaltou que o problema deve ser encarado por toda a família e pelos estabelecimentos de ensino em conjunto. “As opções de alimentos oferecidos aos alunos tanto em casa quanto nas escolas devem ser saudáveis, pois as crianças aprendem muito com os colegas, vendo-os comer”, pontuou. “Por isso, programas como o Escola sob Medida são essenciais.”
Para Elisângela Carvalho, mãe de Gustavo e Guilherme, gêmeos e alunos do 1º ano do ensino fundamental, a escola tem um papel tão importante quanto a família na alimentação das crianças. “Eles passam seis horas por dia no colégio, praticamente a metade do tempo deles”, lembrou.
Na Escola Cenecista, a preocupação com o que os alunos consomem é grande. Com uma nutricionista disponível diariamente, o alimento saudável é prioridade em todas as refeições (lanches, almoço e jantar) e a saúde dos estudantes é avaliada periodicamente. A diretora, Verônica Borba, explicou que, além disso, os alunos não podem levar comida de casa e ajudam a cuidar da horta do colégio, cujas verduras vão, posteriormente, para os pratos deles. “Nos esforçamos para evitar a obesidade, mas acreditamos que, com o projeto do Sinepe, vamos conseguir mobilizar mais os pais para participar dessa transformação com a gente”, comemorou.
O portal EuSaúde (www.eusaude.com.br), disponibilizou uma página para tratar da saúde infantojuvenil e fazer o acompanhamento dos alunos. Pais e filhos poderão ter acesso a e-books, participar de comunidades sobre o tema e manter contato com profissionais da saúde para tirar dúvidas. “A ideia é que o programa faça do Distrito Federal um exemplo para todo o país”, disse a diretora de marketing da plataforma, Patrícia Santiago. A primeira escola a aderir ao programa, ainda durante o evento, foi o Colégio Ciman.
A solenidade contou com o lançamento do Selo Escola Legal 2017, que tem como objetivo identificar as escolas que têm práticas administrativas e pedagógicas inovadoras. “Dessa forma, as instituições podem atestar seu diferencial e mostrar que valem o preço que se paga por elas”, afirmou o criador da logomarca, Thomas Strauss. No ano que vem, acontecerá a entrega do Prêmio Escola Mais Que Legal, que vai identificar as escolas que mais se destacarem.
Além disso, para comemorar os 47 anos do Sinepe/DF, alunos do 1º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio foram premiados no Concurso de Redação 2016, realizado entre as escolas filiadas ao sindicato. Os premiados ganharam livros, um certificado emitido pelo Sinepe e um tablet.
O evento ainda contou com um momento lúdico de contação de histórias, com a presença dos escritores Jonas Ribeiro, Iris Borges e Clara Arregui, e um coquetel cheio de opções saudáveis para celebrar o projeto Escola sob Medida.
Sobre o Sinepe/DF
Criado há 47 anos, o Sinepe/DF representa, hoje, as 503 escolas particulares credenciadas pela Secretaria de Educação do DF, o que significa aproximadamente 190 mil crianças e jovens entre 0 e 18 anos. As escolas privadas empregam aproximadamente 20 mil professores e auxiliares. Já as escolas filiadas concentram mais de 75% dos alunos e trabalhadores do segmento.
Sobre o EuSaúde
EuSaúde é uma plataforma digital que se propõe a ajudar as pessoas a ter maior qualidade de vida e independência. Além do acesso a informações confiáveis de saúde e de poder tirar dúvidas com profissionais da área, o portal indica comunidades que promovem a troca de experiências, compartilhamento de ideias e contribuem para o empoderamento do paciente. Promete ser a maior rede de informações e interação entre pacientes do Brasil. Acesse: www.eusaude.com.br.
Informações para a imprensa
RP1 Comunicação Brasília
Laísa Amaral – laisaamaral@rp1.com.br / 61 99184 2937
Regina Trindade – reginatrindade@rp1.com.br / 61 99115 5980
Tel.: 61 3328 5687 / 3328 0665