Com o objetivo de realizar um evento sustentável, o 8.º Fórum Mundial da Água, que terminou na sexta-feira (23) em Brasília, vai compensar toda a emissão de carbono feita no evento. Mudas do Cerrado, cujas sementes foram plantadas em tubetes pelo público durante o fórum, serão cuidadas por alunos da rede particular de ensino até estarem prontas para o plantio em áreas degradadas do Distrito Federal.
Os estudantes envolvidos fazem parte do projeto Pede Planta, idealizado em 2006 no Colégio do Sol, Lago Norte, com parceria do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe) do DF, além de apoio da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). Entre as principais ações, estão o manejo de viveiros espalhados pela cidade e o plantio de mudas – são produzidas cerca de 90 mil por ano.
Durante o fórum, qualquer participante pôde fazer uma doação a partir de cinco euros (aproximadamente R$ 20), quantidade de dinheiro necessária para restaurar cinco metros quadrados de vegetação. As sementes foram doadas pela Associação de Coletores de Sementes da Chapada dos Veadeiros (Cerrado de Pé), e a previsão é que as mudas sejam plantadas no solo, às margens da bacia do Pipiripau, no fim do ano, com a volta das chuvas.
Para o presidente do Sinepe/DF, Álvaro Domingues, também é papel das escolas particulares cuidar de forma ativa do meio ambiente. “Além de pôr em prática a conscientização sobre o futuro do planeta, trata-se de um retorno para a sociedade”, defende.
A quantificação das emissões de carbono ao longo do fórum está sendo feita pela empresa EPM Consultoria, e leva em conta todo o impacto gerado no evento, que será neutralizado com o plantio: emissões do ciclo de consumo e desempenho que ocorreram no fórum, como a quantidade de resíduos sólidos gerada, água consumida, esgoto e veículos utilizados no transporte.
Pede Planta no fórum
Além da arrecadação, o Pede Planta fez parte de outros momentos no Fórum Mundial da Água. O professor Erli Ferreira, idealizador do projeto, participou da apresentação sobre a compensação de CO2 pelo evento, explicando onde o Pede Planta se encaixa no processo.
No dia 20, o consultor ambiental do Sinepe/DF, Filipy Andrade, apresentou o projeto para o público no palco GDF, da Vila Cidadã, ao lado de profissionais da Adasa, que abordaram o programa Produtor de Água – que trabalha em conjunto com o Pede Planta nos plantios feitos por alunos.
E no Dia Mundial da Água, 22, ocorreu o lançamento do Caderno de Apoio Pedagógico do Projeto Pede Planta, direcionado a educadores e gestores de escolas (particulares e públicas) que quiserem aderir. O material estará disponível em algumas semanas. Para mais informações, basta enviar um e-mail para secretaria@sinepe-df.org.