Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


Estudo inédito sobre escolas do DF e prevenção à obesidade são temas centrais de assembleia do Sinepe

Publicado em 10/02/2017 às 16:44:00

Na última quinta-feira (9), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF) realizou a primeira assembleia geral de 2017. Estiveram presentes 63 gestores de escolas, que puderam conhecer uma pesquisa inédita para os educadores da Capital.

O Estudo de Caracterização do Setor de Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal, feito pelo Sinepe/DF em parceria com o Sebrae, traz dados sobre a realidade demográfica e socioeconômica local, dados escolares – como faixas etárias em idade escolar e evolução da frequência escolar por região administrativa –, além de informações específicas sobre as escolas privadas: número de estabelecimentos, rendimento e quantidade de professores por estabelecimento, infraestrutura das escolas etc.

“O levantamento também abrange dados sobre as famílias dos alunos, como escolaridade dos pais, ocupação, como cada um se informa, fatores determinantes para a escolha da instituição, renda mensal e gasto com a mensalidade das escolas”, disse o presidente do Sinepe/DF, Álvaro Domingues. Cada gestor que compareceu a assembleia foi presenteado com um exemplar da pesquisa.

Outro destaque do evento foi a participação do médico e criador do portal EuSaúde, Ricardo Cabral, que falou da importância do projeto Escola na Medida, realizado em parceria com o Sinepe/DF. O objetivo é prevenir e reduzir a obesidade infanto-juvenil com apoio e supervisão dos educadores a partir da mudança de hábitos. “Saúde e qualidade de vida são uma construção comportamental diária”, reforçou Cabral.

Lançado no fim do ano passado, o programa começará a ser implantado nas instituições participantes na próxima semana, e as escolas interessadas, que ainda não se cadastraram, podem acessar o site para informações: www.eusaude.com.br/escolanamedida.

A assembleia também tratou do lixo produzido pelas escolas – com orientações de como proceder de acordo com a Lei Distrital de 2016, que aplica novas responsabilidades para quem descarta mais de 120 litros de resíduos sólidos por dia no DF. A programação ainda contou com informes jurídicos, novas filiações, indicação de membros da Comissão de Negociação CCT 2017/2019, cenário e estratégias de negociação CCT 2017/209, relatório de ações realizadas pelo Sinepe/DF em 2016, relatório de ações realizadas como representante do Sinepe/DF no Conselho de Educação do Distrito Federal e a 10ª Missão Técnica Internacional do Sinepe/DF, a ser realizada entre os dias 21 de abril e 5 de maio na Austrália e na Nova Zelândia.