Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


Gestores avaliam resultados da VIII Missão Técnica Internacional

Publicado em 28/05/2015 às 00:00:00

Participantes da VIII Missão Técnica Internacional reuniram-se no dia 28 de maio para avaliar os resultados da ação, discutir onde será realizada a próxima e os objetivos que se buscam. Em abril, eles estiveram em Portugal, Espanha e Itália com intuito de conhecer instituições públicas e privadas que são referência em ensino, trazer exemplos e inspirações positivas para as escolas do Distrito Federal. 

Os gestores detalharam a satisfação com o que observaram. O destaque foi o workshop em Barcelona, Espanha, com o renomado educador e especialista na transformação do sistema de ensino espanhol, Antoni Zabala. “Essas experiências fortalecem nossos sonhos para além de gestores; como professores.”, relatou Márcia Nogueira, diretora da escola Arvense. Para a diretora pedagógica da escola Canarinho, Solange Cianni, ainda que exista dificuldade de implantação de alguns modelos, conhecer escolas e culturas diferentes inspira pequenas mudanças. “Fico atenta a cada detalhe - arquitetura, disposição de salas e todo o processo pedagógico.”  

A interação entre colegas faz com que o compartilhamento de conhecimentos se intensifique.  Estimula ações benéficas para o sistema de ensino local. Foi assim que Jarbas Toledo Guimarães, vice-diretor da escola Fátima e diretor administrativo do SINEPE-DF, definiu a importância das missões, além de razões técnicas envolvidas. “Nas viagens, nos conhecemos, nos unimos e trocamos experiências.”, comemorou.

Para o presidente do SINEPE-DF, Álvaro Domingues, a imersão que aconteceu na oitava missão foi a melhor experiência de todos os anos. “As missões devem continuar, pela importância de se conhecer modelos internacionais”, defendeu durante a reunião. E, exatamente nessa oportunidade, começou a ser traçado o destino da IX Missão Técnica Internacional. Os gestores vão escolher entre Austrália e Estados Unidos (Califórnia). Ambos os países reúnem iniciativas de sucesso no ensino e seguem modelos diferentes do brasileiro, que se espelha mais no europeu. Por isso, o interesse nesses destinos. Em breve, o presidente Álvaro anunciará a escolha.