Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


Gestores educacionais do DF embarcam para o Japão em busca de inovação para escolas

Publicado em 16/04/2024 às 10:14:00

Na tarde desta quinta-feira (11), um grupo de 17  gestores educacionais de escolas privadas do Distrito Federal embarcou para uma jornada de aprendizado e intercâmbio em instituições de ensino japonesas, em busca de práticas inovadoras para implementar nas escolas locais. A 15ª Missão Técnica Educacional do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) visa enriquecer o repertório pedagógico e cultural e contribuir para a melhoria contínua do sistema educacional brasiliense.

 

A presidente do SINEPE/DF, Ana Elisa Dumont, destaca a importância da Missão, que não se limita  à observação de práticas pedagógicas; tem, também, o objetivo de adaptação e aplicação dessas técnicas ao contexto educacional do DF. "O olhar atento dos gestores é fundamental. Eles precisam avaliar minuciosamente as práticas japonesas  e considerar como podem integrá-las às propostas pedagógicas das suas escolas. Estamos ansiosos para trazer elementos enriquecedores da educação desse País -  altamente desenvolvido e tecnológico", afirma.

 

Além de ampliar o repertório pedagógico dos gestores, a iniciativa do SINEPE/DF tem, ainda, a finalidade de promover a evolução do sistema educacional. Ao trazer as melhores práticas observadas no exterior às escolas brasilienses, espera-se um impacto positivo na qualidade da educação oferecida aos alunos. 

 

Ana Elisa ressalta que levar gestores ao Japão é uma maneira de estimulá-los a sair da zona de conforto e explorar novas possibilidades nas escolas. A proposta extrapola o âmbito pedagógico. Bruno Eloy integra a equipe de marketing da Escola Atual e está entusiasmado com a bagagem que irá trazer para o Brasil. “Quando vai um diretor, o foco é a parte pedagógica, como o professor trabalha, como funciona o desenvolvimento dos alunos. O marketing tem uma percepção ampla, da estrutura à comunicação visual e divulgação das escolas”, afirmou. 

 

Até 26 de abril, o grupo de educadores vai aproveitar o intercâmbio que oferece a oportunidade de compartilhar experiências com outros gestores, fortalecendo e inspirando os participantes a buscar soluções inovadoras para suas instituições. A riqueza das trocas foi destacada por Gicelene Rodrigues, da Escola Visconde de Cabo Frio, que embarcou em sua 14ª missão promovida pelo Sindicato. “Os elementos culturais são sempre incríveis, mesmo quando não é possível aplicar nas nossas escolas. Assim como aprendemos com eles, contamos como são as escolas brasileiras e compartilhamos nossas experiências, um intercâmbio bastante rico”, comentou. 

 

Para os gestores, essa imersão representa uma verdadeira vivência da educação, não apenas durante visitas e palestras, mas também ao conhecer de perto a cultura japonesa e compartilhar experiências com colegas que têm o mesmo propósito de educar por amor. "Estamos ansiosos para compreender a renomada educação japonesa e aprendermos como incorporar essas práticas à nossa realidade, visando ampliar o desempenho acadêmico de nossos alunos", comentou Catarine Bernardes, diretora da Escola Multi-Integral.

 

Serão visitadas escolas públicas e privadas da educação infantil ao ensino médio, universidades, além do Consulado do Brasil em Hamamatsu. Conheça a programação da 15ª Missão Técnica Educacional do SINEPE/DF, clique aqui