O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) promove a 7.ª edição do Concurso de Redação, com inscrições abertas até o dia 4 de junho. Em parceria com o Ministério Público do Trabalho, o tema deste ano é a erradicação do trabalho infantil.
O concurso é dividido em seis categorias, e o critério de separação é a fase escolar. O assunto de cada uma delas, bem como as exigências do texto, são adaptados à capacidade de compreensão e elaboração, segundo o nível que os alunos estão cursando.
Para estudantes do primeiro ano do ensino fundamental, por exemplo, é apresentado o subtema “Criança não trabalha. Criança estuda e brinca”. Nessa categoria, o texto é livre, com limite de até 12 linhas, e deve ir acompanhado de uma ilustração referente ao assunto. Já na última categoria, para alunos do ensino médio, é exigida uma dissertação argumentativa de 20 a 25 linhas que responda às seguintes questões: “Por que ainda existe trabalho infantil em nosso País? Que soluções poderiam ser adotadas para sua erradicação?”.
O presidente do SINEPE/DF, Álvaro Domingues, lembra que casos de trabalho infantil entre alunos de escolas particulares são muito raros, mas o tema continua sendo extremamente relevante para a promoção da cidadania. “Queremos formar adultos conscientes, que possam liderar projetos e negócios com ética e que não permitam a exploração de crianças em suas áreas de atuação”, defende.
Após as inscrições, as escolas deverão escolher dois textos de cada categoria e enviá-los para a participação efetiva do concurso, onde serão avaliados pela comissão julgadora do SINEPE/DF. Os resultados finais serão divulgados no dia 17 de agosto e a premiação ocorrerá entre setembro e outubro, sendo que os três primeiros colocados de cada categoria vão receber um tablet e um livro.
Serviço
7.º Concurso de Redação do SINEPE/DF
Prazo de inscrição das escolas: até 4 de junho
Inscrições pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXhYmjfOmRqzi7t4l1sMm4p7DaBUjVngQKoKR5s41DA5i-UA/viewform