A presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF), Ana Elisa Dumont, explicou, nesta quinta-feira (05) à reportagem do portal Metrópoles sobre a recomendação dada às escolas particulares de suspender as aulas de educação física enquanto vigorar o alerta vermelho de baixa umidade do ar no Distrito Federal. Na reportagem, Ana Elisa explicou: “Sempre que o alerta estiver vermelho em questão de umidade e com temperaturas elevadas, tem que se suspender a atividade física”.
Confira íntegra da reportagem abaixo ou aqui.
Baixa umidade: escolas particulares também suspendem educação física
O Sinepe/DF emitiu uma recomendação para que as escolas particulares suspendam as aulas de educação física externas durante alertas de seca
As escolas particulares do Distrito Federal deverão suspender as aulas externas de educação física enquanto a capital do país estiver sob alerta vermelho por causa da seca. A recomendação partiu do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe-DF) e ainda orienta os professores a reforçar com os alunos a importância da hidratação.
As demais atividades e disciplinas serão mantidas.
O DF passa pela pior seca dos últimos 44 anos. Nesta quinta-feira (5/9), até o início da tarde, a umidade do ar chegou a 10% em algumas regiões.
“Sempre que o alerta estiver vermelho em questão de umidade e com temperaturas elevadas, tem que se suspender a atividade física”, explicou a presidente do Sinepe-DF, Ana Elisa Dumont.
“Isso não quer dizer que os alunos são dispensados. Pode ser substituído por aula teórica ou por aula indoor, desde que não tenha esforço físico”, completa.
As escolas públicas também suspenderam a educação física. Segundo a Secretaria de Educação, a decisão de seguir com as atividades presenciais “é baseada em análises locais das condições atmosféricas, dados técnicos e no acompanhamento contínuo da situação ambiental”.
Seca
O mês de setembro no DF está previsto para ser mais seco do que agosto, tendo inclusive registrado a menor taxa histórica da umidade relativa no ar da capital federal: 7%, registrada nessa terça-feira (3/9) no Gama.
Além disso, o céu do DF estará, até sábado (7/9), coberto por uma camada de fumaça, causada pelos incêndios em vegetação que atingem diferentes pontos do quadradinho – em especial o que consume mais de 38% da Floresta Nacional (Flona) de Brasília.