Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


Museu da Educação do DF lança portal online

Publicado em 10/11/2017 às 10:52:00

Na manhã da última quarta-feira (8), foi lançada a plataforma digital do Museu da Educação do Distrito Federal (Mude). A cerimônia ocorreu no Espaço Israel Pinheiro e contou com a presença do presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (SINEPE) do DF, Álvaro Domingues, que também preside o Conselho de Educação do DF.

As professoras e pesquisadoras da Universidade de Brasília (UnB) Vera Catalão, Eva Waisros e Valéria de Carvalho também compuseram a mesa de abertura, juntamente com o assessor especial da Secretaria de Estado de Educação do DF, Fernando Ribeiro. Ele ressaltou a importância do projeto, abordou as questões técnicas e burocráticas da construção do espaço físico do museu, e comentou que “as obras devem ser iniciadas em 2019”, após o período eleitoral. Domingues felicitou as professoras Eva e Vera pela persistência em promover o projeto e lembrou que se trata de um anseio antigo de educadores da capital. “É um grande reconhecimento aos que nos antecederam, que construíram Brasília e estimularam o ensino na capital. Tanto o museu físico quanto o virtual são de extrema importância para preservar a memória da educação no Distrito Federal”, defendeu.

A professora Ana Lúcia de Abreu Gomes, que fez uma apresentação sobre educação e acessibilidade, lembrou que além da memória o museu também é um espaço de pesquisa, que reúne conhecimento de anos de trabalho de vários profissionais. “A função social do museu também deve ser garantida”, ressaltou.

O portal reúne informações sobre a equipe, os parceiros, o plano museológico, os conceitos do projeto (educação ambiental e patrimonial), a história de Brasília e do ensino da cidade e acervo de fotos, entrevistas, documentos, pesquisas acadêmicas, livros etc. Para celebrar a história da educação no DF, a cerimônia de lançamento do portal contou com a presença de pioneiros de Brasília.

O Mude

O Museu da Educação do Distrito Federal será construído no Parque Ecológico e Vivencial da Candangolândia, com a reconstrução da Escola Júlia Kubitschek – a primeira instituição de ensino pública da capital, projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1957.

O projeto quer reunir exposições interativas, fotografias, filmes, vídeos, livros e objetos educacionais da época, além de cursos, debates, pesquisas e atividades lúdicas. Há 15 anos, professores da Faculdade de Educação da UnB trabalham para construir o acervo do museu.

O Mude será gerido pela Fundação Museu da Educação do Distrito Federal (Famude), vinculada à Secretaria de Estado de Educação do DF, com autonomia para desenvolver parcerias locais, nacionais e internacionais. Pretende atender principalmente professores, gestores, técnicos e estudantes, mas estará aberto a toda a população.