Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


Nota de Esclarecimento

Publicado em 06/02/2020 às 11:00:00

Em atenção à matéria veiculada na TV Globo nesta quinta-feira (06/02/2020) sobre o “Censo revela falta de estrutura básica nas escolas do DF”, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal – SINEPE/DF informa que alguns quesitos da pesquisa (Censo Escolar 2019) já são ultrapassados, tendo em vista a geração de alunos do século XXI, além do advento da nova Base Nacional Curricular Comum - BNCC.

Sobre os laboratórios de informática -  há muita escola de educação infantil no universo das 580 escolas particulares do DF, o que permite que as práticas sejam realizadas em sala. E ainda, muitas escolas hoje contam com o uso de tecnologia diariamente dentro da sua rotina de sala de aula, com laboratórios móveis, por exemplo. E há também outras práticas pedagógicas mais contemporâneas que não são avaliadas na pesquisa, por exemplo.  Metodologias ativas, sala Maker, robótica, programação, entre outros recursos.

Sobre as bibliotecas - as escolas possuem até maio de 2020 para se adequarem a legislação. E vale salientar que hoje as bibliotecas virtuais estão mais presentes do que a física em muitas instituições, por questões inclusive da preferência do aluno do Século XXI, que está antenado em tecnologias e que visam a facilidade de busca por alguma literatura em qualquer ambiente que estejam.

A biblioteca não é obrigada a ter item de papel. O conceito de “livro” inclui os digitais. A rigor, uma escola poderia ter, apenas, biblioteca virtual, sem espaço físico (ou espaço físico sem livros de papel etc. e apenas assentos para consultas mediante tablets dos próprios estudantes). Vale lembrar que a Lei 12.244/2010 destaca: “considera-se biblioteca escolar a coleção de livros REGISTRADOS EM QUALQUER SUPORTE destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura. ”

Sobre as quadras de esporte e laboratórios de ciência - não são exigidos para todas as faixas etárias.  Ressalta-se que não existe a obrigatoriedade de quadras de esporte para escolas de Educação Infantil. A exigênclia é por espaços e aulas que promovam o desenvolvimento motor da criança, seja com aulas de dança, atividades de circuitos e com bola, psicomotricidade, brincadeiras, com o objetivo de desenvolver na criança percepção auditiva, coordenação motora ampla, lateralidade, orientação espacial, entre outros.

É importante frisar que TODAS as escolas particulares credenciadas na Secretaria de Educação cumprem rigorosamente a legislação vigente, caso contrário não estariam APTAS para atuar.

Existem estabelecimentos com maior ou menor valor investido em tecnologia, laboratórios, etc. Da mesma forma, variam os valores das mensalidades. Cabe, portanto, aos consumidores buscarem e escolherem aquelas que melhor se adaptem ao perfil do aluno/família.

Diretoria SINEPE/DF