Nesta segunda-feira (1º), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE-DF) participou, com representantes de outros setores, de reunião com membros do Governo do Distrito Federal para discutir o Decreto 41.849. Ao presidir a reunião, o governador Ibaneis Rocha esclareceu que, em futura análise dos números da pandemia, há a possibilidade de reabertura das escolas particulares do DF na próxima segunda-feira (8). O presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Rafael Prudente, disse aos presentes que não há ilegalidade no Decreto publicado.
No encontro, o governador Ibaneis informou ter conhecimento de que a maioria das escolas cumprem os protocolos de segurança. Contudo, solicitou nosso apoio para reforçar as orientações junto à comunidade escolar a fim de evitar a disseminação do vírus, que se encontra em situação crítica no País.
Na tentativa de solucionar a capacidade de atendimento do SUS, Ibaneis destacou que está trabalhando para disponibilizar mais leitos de UTI. E, nessa expectativa, será feita nova análise do cenário para possível reabertura das escolas na próxima semana.
O SINEPE-DF se colocou à disposição do GDF para colaborar na orientação da comunidade escolar e no combate à disseminação do vírus. Por fim, reforçou a importância da Educação como serviço essencial para a população brasiliense.
Brasília, 1º de março de 2021
Nota Reunião com o Governo 1º de março de 2021