Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


Presidente do Sinepe/DF defende maior prestígio para ensino técnico

Publicado em 10/10/2016 às 12:58:00

A abertura solene do Conecta IF, evento de integração, tecnologia e inovação, ocorreu nesta segunda-feira, dia 3 de outubro, no Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB). O evento, promovido pela Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica, recebe 16 Institutos Federais de todo o Brasil e se estende do dia 3 a 7 de outubro. 
 
O encontro trará palestras, oficinas, workshops, exposições, feiras e desafios, além de muita arte, cultura e esporte. Durante a abertura, o presidente do IFB, Wilson Conciani, ressaltou o caráter humano do evento e declarou: “Não se trata apenas de um encontro das artes, das ciências e das tecnologias. O conecta IF integra pessoas”. 
 
O Instituto Federal de Brasília é uma instituição pública que fornece educação profissional técnica de nível médio e educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação, além de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores (FIC), pesquisas e projetos de extensão.
 
Segundo Álvaro Domingues, presidente do Sindicato dos estabelecimentos particulares de Ensino (Sinepe/DF) e presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal, o ensino técnico deve ser mais prestigiado. “O ensino técnico e tecnológico proporciona maior qualificação aos trabalhadores e é de extrema importância para a inserção no mercado de trabalho” afirmou.
 
José Luis Gordon, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), falou sobre a inovação como força motora para o crescimento de um país e da importância dos investimentos nos estudantes. Segundo ele, “o insumo da inovação é o conhecimento e o conhecimento está nas pessoas”.
 
Após o término da abertura, os estudantes puderam acompanhar a palestra “Eu posso programar” com Jennifer Brooks, diretora de filantropia da Microsoft na América latina e “Programar para transformar”, com Rodrigo Baggio, fundador da ONG Comitê de Democratização da Informática (CDI). Ao todo, serão 19 atividades e um público estimado de 20 mil participantes durante a programação.