A presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF), Fátima de Mello Franco, foi homenageada durante o 9º Evento da Mulher Administradora, no dia 29 de maio, no hotel Lakeside. O troféu, concedido pelo Conselho Regional de Administração (CRA-DF) à presidente, reconhece, todos os anos, o trabalho de mulheres executivas que se destacam em suas áreas de atuação. Essa é a primeira vez que Fátima recebe a homenagem.
“É uma honra receber esse reconhecimento. A mulher tem, hoje, um papel de destaque na administração pública e nas empresas privadas, graças ao trabalho árduo e à dedicação. E também, é claro, graças à educação, que é o principal meio de libertação do ser humano e de desenvolvimento sustentável de uma nação. Por meio dela, as mulheres poderão, cada vez mais, ocupar seus espaços de forma construtiva e competente na família e no trabalho”, afirmou.
Professora Fátima, como gosta de ser chamada, é pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Getulio Vargas. Ela preside o sindicato, que representa as escolas particulares do Distrito Federal, desde 2012. A bandeira da sua gestão à frente do Sinepe/DF inclui: maior participação das escolas filiadas, transparência de informações e a descentralização de ações para as regiões administrativas do Distrito Federal, evidenciada pelo programa de capacitação de docentes “Sinepe Mais Perto de Você”.
Outro destaque da atual gestão foi a realização da FLIDF - Feira Literária do Distrito federal, no Taguatinga Shopping, em abril de 2013. A feira reuniu aproximadamente 30 mil pessoas e ofereceu atrações artísticas, palestras e oficinas, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e descentralizar a localização dos eventos culturais, que, até então, eram realizados no Plano Piloto. A segunda edição da FLIDF será em setembro deste ano, no mesmo local.
Fátima é a terceira mulher a exercer o cargo de presidente do Sinepe/DF. “No meio educacional, a maioria das colaboradoras são mulheres, que ocupam cargos de docência, secretariado, administração, orientação educacional e coordenação, mas um número menor de mulheres está na direção de escolas. Ainda existem dificuldades a serem vencidas quanto à participação feminina no meio sindical, o que demanda da mulher um perfil de liderança proativa e capacidade de negociar constante”, disse.
Também participaram da cerimônia: a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres; a deputada Eliana Pedrosa; a ex-secretária Olgamir Amancia; o presidente do CRA-DF, Carlos Alberto Ferreira Júnior; e a diretora de Desenvolvimento Profissional do conselho Regional de Administração, Monica Cova Gama.