Na última quinta-feira (12), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) participou de um encontro promovido pela SAS Plataforma de Educação para gestores e coordenadores de escolas. O tema era “BNCC: juntos por uma nova educação”, que focou na adaptação das instituições, especialmente as privadas, tanto à Base Nacional Comum Curricular dos ensinos infantil e fundamental, aprovada em 2017, quanto à do ensino médio, entregue pelo Ministério da Educação neste mês.
O presidente do SINEPE/DF, Álvaro Domingues, abordou as principais mudanças nas habilidades e competências de aprendizado que estão a caminho, mas lembrou que o principal desafio da educação ainda é sensibilizar as mentes e estimular o gosto pelo estudo. “A BNCC não vai trazer um milagre ou acabar com todas as estruturas anteriores. Ela vem para se adequar à realidade do século 21 no País, repensando o fazer pedagógico”, ressaltou.
O assessor e consultor em educação Júlio Furtado lembrou da importância da capacitação dos professores, que precisam conhecer a fundo as competências exigidas pela base para que possam repassá-las aos alunos. “É necessário que as escolas sejam agentes de mudança e invistam na capacitação dos profissionais, por meio de cursos e workshops, pois isso vai beneficiar toda a sociedade neste momento”, afirmou.
O diretor pedagógico do SAS Plataforma de Educação, Artur Costa Filho, encerrou o encontro, que reuniu dezenas de profissionais. O evento, gratuito, teve quatro horas de duração e ocorreu no ParlaMundi da LBV, na 915 Sul.
Adaptação à base
O SINEPE/DF vem promovendo e divulgando, ao lado de outras instituições, consultorias e sistemas de ensino, eventos e cursos com a finalidade de esclarecer dúvidas de gestores de escola sobre a BNCC. O objetivo desses encontros é preparar os profissionais para implementar a base, respeitando as mudanças na legislação e repensando as práticas pedagógicas em cada contexto. Referência no tema, o presidente do sindicato, que também preside o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, oferece palestras dentro e fora de Brasília. “Continuaremos investindo em capacitação ao longo de todo este ano”, disse Domingues.