Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


Projeto Pede Planta é tema de filmes estudantis

Publicado em 18/10/2017 às 17:00:00

Como parte do projeto “Noite do Oscar – Cine Sol”, aproximadamente 200 estudantes do Colégio do Sol produziram curtas-metragens sobre o projeto Pede Planta, parceria entre o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) e o Colégio do Sol, que promove a educação ambiental em escolas por meio da criação de viveiros e cultivo de espécies nativas do cerrado. 

Entre 31 de julho e 14 de setembro, os alunos do ensino fundamental II produziram 21 curtas-metragens, e para as gravações os estudantes puderam visitar os seis viveiros do projeto, localizados na ONG Casa de Ismael, no Centro de Ensino Fundamental 2 da Estrutural, no Lago Norte, no Gama e no próprio Colégio do Sol, também no Lago Norte. Os filmes foram submetidos a avaliação em oito categorias, entre elas a de melhor roteiro, fotografia e direção. Ao fim do projeto, os alunos participaram de uma cerimônia de premiação.

Segundo Flávia Azevedo, coordenadora pedagógica do Colégio do Sol, uma parte dos alunos já atua no projeto Pede Planta há alguns anos e, em geral, gosta bastante de desenvolver a atividade. “Creio que dessa forma conseguimos trabalhar o conceito de sustentabilidade, afinal, eles precisam ser cidadãos conscientes para a construção de um futuro sustentável em nosso planeta”, afirmou a pedagoga. 
 
Para Filipy Andrade, consultor ambiental do SINEPE/DF, o Cine Sol é fruto do engajamento para a aplicação de conceitos de educação ambiental aos alunos. “Nesta edição, o colégio trouxe como tema um projeto que dialoga com os jovens”, explica o especialista. O Pede Planta nasceu em 2008, no Colégio do Sol, e nestes nove anos implantou seis viveiros no DF, recuperou 14,5 hectares de terra, mobilizou 960 estudantes e, por causa dele, 90 mil mudas são produzidas anualmente.