Abordar temas considerados polêmicos com crianças e adolescentes podem ser um desafio, mas mesmo assim, não devem ser evitados. Pensando nisso, na próxima terça-feira (9), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF) realizará o programa de educação continuada “Sexualidade se ensina e também se aprende”.
A responsável pelo curso é a psicóloga, sexóloga e escritora Cida Lopes, que também é professora de cursos de pós-graduação em sexualidade na infância e na adolescência. O programa é voltado para gestores, coordenadores, educadores, professores, monitores, estudantes de pedagogia e demais interessados.
Um dos objetivos é proporcionar aos profissionais da educação condições necessárias para discutir assuntos ligados à sexualidade, reavaliando a importância do papel do educador para os estudantes. “É preciso desmistificar tabus e preconceitos a partir de argumentos científicos, e não deixar de falar do assunto”, opina o diretor financeiro do Sinepe/DF, Clayton Braga. “Os jovens aprendem sobre sexualidade dentro ou fora da escola, e nem sempre isso ocorre de maneira segura e saudável”, justifica.
Serão abordados o conceito de sexualidade, a educação sexual, os motivos que levam a população a ter dificuldade em falar sobre sexo, como quando e o que falar sobre o tema, além de aspectos da infância e da adolescência, com exposição de conteúdo e dinâmicas.
O workshop ocorre das 14h às 18h, na sede do Sinepe/DF (714/914 Sul, Edifício Porto Alegre), e o investimento é de R$ 100 para filiados e de R$ 140 para não-filiados. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cursos@sinepe-df.org. Cada instituição participante receberá um exemplar do livro “Soltando os Grilos”.