Reconhecer boas causas, potencializar ideias e incentivar pessoas é o propósito do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE-DF) ao prestar homenagem aos amigos das pessoas com deficiência. Nessa ocasião, o Sindicato tem a oportunidade de conhecer histórias e valorizar talentos dentro do setor educacional brasiliense. O evento aconteceu na última terça-feira (3), na sede do SINEPE-DF, com a participação de dezenas de pessoas.
A Homenagem aos Amigos dos Deficientes é uma iniciativa do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal e do Conexão Cidadã, como uma forma de celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro. Durante a programação, experiências exitosas foram relatadas, assim como a dedicação de pessoas pela causa durante anos de trabalho em escolas, por exemplo. Todas essas ações são enaltecidas e recebem uma singela placa de agradecimento pelo trabalho prestado.
Entre os homenageados de 2023, estão o senador Paulo Octávio e a professora Erenice Soares, que dedicou 35 anos da sua vida pela educação especial e hoje fala da educação inclusiva como uma conquista a ser alcançada para milhares de alunos com deficiência. De acordo com Erenice, a homenagem é uma forma de reconhecer quem trabalha pela causa da inclusão. "Sinto que toda a minha categoria está aqui recebendo essa placa. Gestos como este do SINEPE-DF nos estimulam, valorizam e resgatam a nossa força para continuar pela causa", destaca.
Paulo Octávio, presente na ocasião, enalteceu a sensibilidade do Sindicato pela homenagem às pessoas com deficiência nas escolas do Distrito Federal e entorno. "É louvável um momento como este, de escuta e reconhecimento. O pensamento para a inclusão deve andar conosco todos dias, seja na escola, no trabalho, em casa. O SINEPE-DF está de parabéns pela iniciativa", afirma.
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Comemorado em 3 de dezembro, foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover a conscientização e o desenvolvimento de ações que garantam os direitos dessa parcela significativa da população.
São consideradas pessoas com deficiência aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas
Conheça os homenageados de 2023
- Melina Sales dos Santos (DF Associação DOWN - Caminhada Down)
Bacharel em Jornalismo e Artes Cênicas; licenciada em Pedagogia. Já foi presidente da DFDown, diretora de Comunicação da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e do Ápice Down. Colaboradora das publicações “10 Coisas que Todo Mundo Precisa Saber sobre Síndrome de Down”, do Movimento Down e do Guia de proteção sexual "Eu Me Protejo". Organizadora da CaminhaDown DF desde 2014. Pós-graduada em Psicopedagogia e Arte-Educação. Idealizadora e coordenadora do projeto PIPA - Pedagogia Inclusiva Pelas Artes; mãe de Zilah que tem trissomia - 21 e 10 anos.
- Eliane da Silva Nuvem (Instituto Você Nunca Andará Sozinho)
Eliane Nuvem é professora e psicopedagoga; recentemente foi subsecretária da Secretaria da Pessoa com deficiência do DF. É mãe de Pedro Henrique e Lucas Vinicius, este diagnosticado com autismo. Foi, durante anos, voluntária de ações sociais no DF. Transformando sua fragilidade em força, fundou o "Instituto Você nunca Andará Sozinho", um espaço de acolhimento e atendimento de crianças, jovens e adultos com deficiência e em condição de vulnerabilidade. A sede do instituto é em Samambaia.
- Waldemar Nehgme Gonzales (Caminho do Bem-Estar - Programa de Desenvolvimento Neurológico para crianças com problemas neurológicos | Instituto Doman Brasil - único representante no Brasil, autorizado pelo The Institutes for the Achievement of Human Potential para representá-lo)
Waldemar é formado em Eletrônica Industrial pelo Instituto Nacional de Capacitação Professional – Chile. É perito em computação e professor de computação para crianças com altas habilidades. Em 2011, foi reconhecido pelo curso “Computação para Autodidatas” focado em crianças de 6 a 14 anos. É graduado pelo The Institute for the Achivement of Human Potential no curso “What to do About Your Brain-Injured Child” e “How To Multiply Your Child’s Intelligence”. Formado em Pedagogia pela Faculdade San Marcos – TO e em Educação Física pela Faculdade Claretiano – SP, com especialização em psicomotricidade infantil, neuro-aprendizagem, natação para bebês e esportes de alto rendimento.É diretor do Colégio Doman Brasil em Brasília.
- Erenice Natália Soares De Carvalho (CEDF Especialista de Educação Especial)
Psicóloga, fonoaudióloga, mestre e doutora em Psicologia. Professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do DF, onde atuou como diretora de Educação Especial e professora especializada. Experiência em cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu em Pedagogia e Psicologia. Atuou como consultora no MEC (SEESP, SECADI) e na Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica do INEP. Atualmente é membro do Conselho de Educação do DF, docente da Associação Objetivo de Ensino Superior, consultora do Conselho Nacional de Educação e da Federação Nacional das Apaes; editora científica da revista Apae Ciência. Pesquisadora na área de Educação Especial e inclusão escolar, com publicações sobre currículo, política educacional, autismo, deficiências intelectual, visual e múltipla.
- Estevão Carvalho Lopes (Atleta paralímpico)
Nascido e criado em Brasília, formado em Educação Física e Direito, multiatleta paralímpico. Já representou Brasília e o Brasil competindo em mais de 30 países.
- Sérgio Henrique Veiga (Neuropediatra)
Médico pediatra e neuropediatra com afinidade nas áreas de Neuroneonatologia, mestre em Educação Médica.
- Jade Lanai Oliveira Moreira (Tenista paraolímpica)
Jade tem 19 anos; ingressou nos esportes em 2012. O esporte que pratica é tênis em cadeira de rodas (TCR) na categoria paralímpica. Atualmente é a 3ª colocada no Ranking Nacional Feminino e 4ª no Ranking Internacional Feminino. Outros Prêmios: Premiada pela International Tennis Federacion – ITF referente aos anos de 2019 – 2020 – 2022 por ter finalizado o período como primeira colocada no ranking mundial feminino júnior. Foi Atleta Revelação 2022 – Comitê Paralímpico Brasileiro - fevereiro de 2023. Acumula mais de 90 títulos entre campeã, vice-campeã, 3ª colocação e semifinalista. Jade Lanai é campeã do US Open Junior e conquistou Grand Slam inédito em 2022 - Foi a primeira vez na história que o Brasil fatura um título de Grand Slam no tênis em CR.
- Terezinha Dias dos Santos
Nascida na cidade de Piancó, na Paraíba, morava com os pais e mais dois irmãos. A família tinha poucos recursos e passava por dificuldades. Dona Terezinha ajudava a mãe em casa e a criar os irmãos menores. Aos 13 anos, foi buscar água longe de casa e, quando retornava com a lata d' água na cabeça, sofreu rompimento e torção do nervo óptico. A família, sem condições, demorou a procurar ajuda médica, fazendo com que a adolescente perdesse a visão aos 13 anos. Aos 19 anos, casou-se, teve 3 filhos e adotou 4. Aos 20 anos, mudou-se para Brasília. Moradora da Ceilândia, lutou muito para criar seus filhos; foi feirante, sacoleira. Lavava roupa e lava até hoje. Há pouco tempo, passou pela dor de perder um filho e uma neta.
- Ariosto Lopes Da Silva (músico e tecladista)
Tecladista e cantor, deficiente visual de nascença. Participou do programa Raul Gil, ficando entre os finalistas, e do Programa do Bolinha. Participou de 2 FICOs Festival interno do Colégio Objetivo, representando Brasília em São Paulo, e venceu. Frequentou a Escola de Música e Canto Clássico. Hoje anima eventos em clubes, mansões e embaixadas, tocando músicas de sucesso e autorais.
- Paulo Octávio Alves Pereira (empresário)
Paulo Octávio Alves Pereira nasceu em Lavras, Minas Gerais, em 1950 e se mudou para Brasília aos 12 anos de idade. Em 1975, aos 25 anos, fundou a PaulOOctavio Investimentos Imobiliários. Atualmente, seu grupo empresarial conta com empresas que atuam nas áreas de shopping centers, hotelaria, concessionárias de automóveis, radiodifusão, televisão, mídia digital e portal de notícias on-line, seguros, construção e incorporação de imóveis e geração de energia limpa. São mais de 4 milhões de m² construídos, 51 mil imóveis entregues e mais de 21 mil empregos diretos, terceirizados e indiretos gerados. Em 2013, Paulo Octávio assumiu a presidência no Distrito Federal do Grupo de Líderes Empresariais – LIDE BRASÍLIA. É uma organização de caráter privado que reúne executivos dos mais diversos setores de atuação em 15 estados brasileiros e 10 países, buscando fortalecer a livre iniciativa e potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente. Na política, foi eleito deputado federal para dois mandatos - em 1990 e em 1998; senador em 2002; vice-governador em 2007 e, posteriormente, governador do Distrito Federal em 2010. Atualmente é Presidente Regional do Partido Social Democrático – PSD no Distrito Federal.