Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


Sinepe-DF, Unesco e Adasa iniciam Programa de Educação Científica e Ambiental

Publicado em 19/04/2017 às 18:22:00

Nesta terça-feira (18), o Colégio do Sol, no Lago Norte, recebeu a aula inaugural do Programa de Educação Científica e Ambiental (ECA) promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) e pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF). Alunos do 8º e do 9º Ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 3ª Série no do Ensino Médio foram os primeiros contemplados.

Segundo o engenheiro ambiental Filipy Andrade, o programa tem 75 módulos – e cada aula, com duração média de 50 minutos, aborda três módulos. “São apresentados aos estudantes conteúdos jornalísticos a respeito da utilização da água. Eles leem, discutem e propõem soluções para problemas atuais” - explicou. 

As aulas são ministradas por graduandos que fazem estágio de extensão. Quem coordena o trabalho é o professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), João Paulo Menezes, do Instituto de Biologia. “Já tivemos uma experiência em uma escola pública, e hoje é nossa primeira em uma instituição particular. O objetivo, a partir de agora, é espalhar o projeto no DF” - pontuou.

A aluna do 8.º Ano, Fernanda Queiroz, 12 anos, aprovou a ideia. “Com o racionamento, na minha casa já passamos pelo corte de água algumas vezes e, por isso, sei que é importante cuidar do meio ambiente e conscientizar as pessoas”- opinou. Fernanda disse que escova os dentes com a torneira fechada, não demora no banho e recomenda aos pais que reutilizem a água da máquina de lavar roupas.

Para o presidente da Adasa, Paulo Salles, por meio do investimento na educação, é possível alcançar os objetivos do órgão: garantir quantidade e qualidade dos recursos hídricos no DF. “Este momento de crise (hídrica) deve ser, também, uma oportunidade de aprendizado para esta geração, a fim de beneficiar as próximas.”

O presidente do Sinepe-DF, Álvaro Domingues, lembrou, ainda, que o projeto promove a mobilização da comunidade escolar para o 8.º Fórum Mundial da Água, que conta com patrocínio da entidade, a ser realizado em Brasília em março de 2018. “As ações em prol do uso racional da água já foram iniciadas, e a ideia é que continuem após o fórum, e os educadores têm papel fundamental no processo”- defendeu.