As propostas da campanha salarial 2017 foram novamente discutidas pelas comissões do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) e do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINPROEP/DF) nessa quinta-feira, 25. As escolas sugeriram a antecipação de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais 0,51% de ganho real para este ano. Para 2018, o INPC pleno e mais 0,5%. O valor é superior à última proposta apresentada, quando a antecipação mínima era de 60%.
O SINEPE também propôs melhoria em textos de quatro claúsulas da Convenção Trabalhista e a supressão de uma delas. As propostas agora serão analisadas em assembleias pelos dois sindicatos. A presidente da comissão do SINEPE/DF, Ana Elisa Dumont, destacou que a atual conjuntura brasileira dificulta a oferta de valores maiores. “Estamos abertos à negociação. O Sindicato reconhece o valor do professor, mas o cenário político e econômico não nos possibilita ir muito além do que estamos sugerindo. Precisamos de um reajuste que mantenha as instituições de ensino em pleno funcionamento. Cabe ressaltar que o que estamos estabelecendo na negociação é o mínimo, mas as escolas têm liberdade de fazer o reajuste de acordo com a suas condições”, explicou Ana Dumont.
A inadimplência também é atribuída como um dos principais fatores da dificuldade econômica vivida por muitas escolas no DF. “A inadimplência ao longo do ano, relativa a mensalidades em atraso que eventualmente são pagas, atingiram cerca de 30% dos pais no ano passado”, explicou o presidente. Já a inadimplência real, ou seja, aquele dinheiro que a escola não recupera, triplicou nos últimos anos e hoje gira em torno de 9%. “Em 2016, quatro escolas particulares, entre elas instituições tradicionais da cidade, fecharam as portas por não conseguirem se manter. Muitas outras que são pequenas passam por processos de fusão com colégios maiores”, lamentou o presidente do SINEPE/DF, Álvaro Domingues.
SINEPE e SINPROEP voltam a se reuniu ainda antes do dia 31 de maio para encerrar as negociações.
SINEPE e SAEP
A comissão de negociação do SINEPE/DF também esteve reunida na nesta quinta-feira, 25, com representantes do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino (SAEP/DF), para dar prosseguimento às negociações salariais. A proposta oferecida pelo sindicato patronal é de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais 0,51% de ganho real. O mesmo reajuste será concedido para o vale alimentação.
Dentre as propostas discutidas, estava ainda a possibilidade da troca de local para a bolsa de estudos, possibilitando que o dependente do trabalhador estude mais próximo de casa. Os dois sindicatos também voltam a se encontrar antes do dia 31 para fechar as negociações.