Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


Sinepe/DF: 50 anos de desafios e conquistas

Publicado em 28/10/2019 às 13:10:00

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal – SINEPE/DF promoveu, em parceria com o SEBRAE/DF, uma noite de confraternização pelos seus 50 anos de história. A comemoração aconteceu quinta-feira (24), no Millenium Convention Center, contando com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE.

Após a emocionante veiculação do vídeo institucional do SINEPE/DF, que trouxe fatos e imagens de sua história, o atual presidente, Álvaro Domingues, deu as boas-vindas e saudou, nominalmente, os onze antecessores que estiveram à frente da entidade nestes 50 anos, dos quais dez estavam presentes na cerimônia. Para ele, a resiliência do SINEPE/DF ao longo de cinco décadas e a superação dos momentos difíceis contaram com a atuação de todos que ali estavam; por isso ele descreveu como “ímpar” a comemoração. “Sabemos que é desafiador e gratificante empreender no setor educacional em nosso País. O desafio da educação no Brasil é ser em sistema; não adianta considerar somente a rede pública ou a privada; é necessário somar esforços para alcançar resultado positivo”, destacou Álvaro.

Antônio Valdir de Oliveira Filho, superintendente do Sebrae/DF, enfatizou a parceria no empreendedorismo no Distrito Federal por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora - PNEE, que possibilita pesquisas, estudos, ferramentas, metodologias e materiais didáticos para formar e municiar professores de todos os níveis de ensino com objetivo de difundir conteúdos sobre empreendedorismo nas instituições de ensino. “Parabenizamos o SINEPE por vocês fazerem os nossos jovens construírem uma Brasília melhor”, afirmou Valdir.

O presidente do Conselho de Educação do DF, Mário Sérgio Mafra, agradeceu a parceria do SINEPE e citou como grande desafio para as escolas particulares do DF a educação continuada de docentes. Destacou a atuação do Sindicato nesse sentido e ponderou que ainda há um longo caminho a ser percorrido. Disse ser possível estabelecer parceria entre SEBRAE, Conselho de Educação e SINEPE/DF para intensificá-la. Destacou, ainda, que o Conselho de Educação do Distrito Federal foi a primeira unidade da federação que regulamentou a implementação da Base Nacional Comum Curricular e que as ações-piloto devem começar em 2020. A partir dos resultados, virão os desafios no novo Ensino Médio, em 2021. O objetivo é capacitar os estudantes para chegarem ao ensino superior mais preparados ao mercado de trabalho e ao exercício consciente da cidadania, com currículo construído em conjunto com docentes, alunos, pais e comunidade. “Nós esperamos que seja apresentado o que possa ser feito, de acordo com a demanda de alunos e pais, e que os professores estejam preparados para desenvolvê-lo.”

Já o senador da República, Izalci Lucas, ex-presidente do SINEPE/DF, enalteceu a atuação do Sindicato e lembrou de conquistas e desafios durante sua gestão. “Eu fico admirado de ver a determinação, a dedicação, o compromisso com a educação de todos que estão aqui. Conseguimos avançar e temos muito a contribuir com a formação e a especialização dos nossos professores”.

Um momento marcante na noite foi a fala do professor José Teixeira da Costa Nazareth. Sua história começou em 28 de outubro de 1969, quando um grupo de gestores da então recém-inaugurada capital federal, que tinha apenas nove anos, decidiu criar a AEPE/DF - Associação das Escolas Particulares de Ensino do DF, com o objetivo de organizar, representar e fortalecer as escolas de educação básica e de ensino superior de Brasília. “O SINEPE/DF nasceu de um desafio, porque não havia diálogo com as escolas. Brasília não tinha um representante de escolas. Foi assim que surgiu a associação. “Não tinha nem ideia de como fazer para abrir uma associação, mas fui para Belo Horizonte ler o Estatuto do Sinepe de lá e pegar as instruções. Preparei tudo e fui eleito presidente. A escola vive de desafios, a educação sempre foi e sempre será um desafio. Que possamos continuar lutando para que os desafios não deixem de existir, mas que saibamos como vencê-los”, falou o fundador da AEPE/DF, que se tornou SINEPE/DF.

Como parte da solenidade, os ex-presidentes receberam, das mãos da atual diretoria, uma placa de agradecimento e reconhecimento pela contribuição e dedicação em prol de uma educação de qualidade. Naquele momento, ouviram a locução do poema em forma de cordel intitulado SINEPE/DF: Cinquenta Anos!, escrito pelo professor e poeta, Antônio Itamar da Silva, arrancando aplausos dos convidados.

Jaime Zveiter e Amabile Pácios, ex-presidentes, fizeram uso da palavra e enalteceram a história e a importância da Educação Particular bem como parabenizaram o Sindicato pelo relevante trabalho à frente do segmento educacional. Ademar Batista Pereira, Presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares - FENEP, também fez uso da palavra e entregou ao Presidente Álvaro um quadro especialmente feito de forma artesanal - patchwork - como agradecimento pela contribuição do SINEPE/DF junto à Federação.

Os integrantes da Cia Melhores do Mundo participaram de forma muito divertida e bem-humorada da comemoração do SINEPE/DF, apresentando a palestra “O Melhor Negócio do Mundo”, com os atores Jovane Nunes e Victor Leal. A palestra abordou pontos como empreendedorismo, economia criativa, inovação, superação de obstáculos e persistência, de forma bastante descontraída, o que provocou risos da plateia. A Cia Melhores do Mundo é um dos grupos teatrais com maior sucesso no Brasil, já há 25 anos no mercado.

Encerrando a noite, a Diretoria Executiva e seu Conselho Administrativo, ex-presidentes, convidados, mantenedores de escolas filiadas e parceiros do Sindicato cantaram parabéns pelos 50 anos do SINEPE/DF, acompanhados de som ao vivo com o duo PIANOCELLO, momento em que brindaram pelos 50 Anos do SINEPE/DF e pela Educação Livre Educação!

Galeria de presidentes do SINEPE/DF

Fátima de Mello Franco (2011-2014), Amabile Aparecida Pácios (2004-2011), Conceição das Graças Araújo (2002-2004), Eloísa Moreira Alves (2000-2002), Cláudio Vieira Baptista (1998-2000), Izalci Lucas Ferreira (1994-1998), Atef Aissami (1992-1994), Oswaldo Luiz Saenger (1990-1992), Jaime Martins Zveiter (1987-1990), Aloísio Otávio Pacheco de Brito (1981-1987) e José Teixeira da Costa Nazareth (1969-1981).