Neste fim de semana, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe/DF) participará do Bett Brasil Educar, congresso que busca propiciar aos participantes conteúdos e vivências que contribuam para ampliar horizontes nos planos educacional e negocial. A ideia é unir educadores a profissionais de TI, de gestão e de negócios, e o tema deste ano é “Futuro das Escolas Privadas no Brasil: Perspectivas e Modelos de Gestão”.
O evento contará com visitas a Escolas Modelo Microsoft, para apresentar soluções de inovação em estabelecimentos paulistanos, desde modelos de gestão e estratégia até metodologias de ensino e aprendizagem.
O presidente do Sinepe/DF, e também presidente do Conselho de Educação do DF, Álvaro Domingues será o moderador da mesa “Escolas de alto desempenho: como incorporar os desafios de manter a qualidade, atender às expectativas dos alunos e a gestão eficiente”. Para Domingues, é necessário estar sempre aberto à inovação. “A realidade se transforma constantemente, e a educação, também. Um bom gestor de escola deve não apenas se adaptar, mas sair à frente com novas soluções.” - defende.
Na discussão, vão marcar presença o diretor-geral do Colégio bandeirantes, Mauro de Salles Aguiar, a diretora do Colégio Magno, Cláudia Tricate, e o diretor de ensino e tecnologia educacional do sistema Ari de Sá, Ademar Celedônio.
Um dos maiores destaques será a participação do diretor da Google for Education – América Latina, Rodrigo Pimentel, que será responsável pela palestra “Transformando a educação: inovações pedagógicas e gestão da aprendizagem”, com apresentação de casos. Já o diretor de produto para o segmento educacional da TOTVS, Eduardo Pires, vai tratar da “Inteligência artificial como aliada na gestão da sua instituição”. No painel “Gestão de escolas inovadoras: mudanças incrementais ou disruptivas?”, Miguel Thompson e Tathyana Gouvêa, do Instituo Singularidades, conversam com a diretora pedagógica da Escola Lumiar Internacional, Graziela Lopes, e o fundados e diretor do Colégio Fontán (Colômbia), Julio Fontán.
Estarão presentes, ainda, diversos representantes de escolas, sindicatos e organizações educacionais, além do economista-chefe do Bradesco, Fernando Honorato, do diretor de relações institucionais da CBPI Produtividade Institucional, Emerson Casali, do coordenador-geral de ensino médio da SEB/MEC, Wisley João Pereira, do gerente nacional de produtos de educação básica e ensino superior na Pearson Education do Brasil, e de membros da Federação Interestadual de Escolas (Fenep).
O evento ocorre no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5).