O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) participou, em São Paulo, da abertura da 16.ª edição do Congresso Brasileiro de Gestão Educacional (Geduc), principal evento do gênero do País. O evento ocorreu de 21 a 23 de março e teve como tema “Gestão de Alto Impacto – Estratégias para Resultados Eficazes”.
O presidente do SINEPE/DF, Álvaro Domingues, falou sobre a importância da flexibilidade dos projetos pedagógicos com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – tanto no ensino fundamental quanto no médio. “Oferecer garantias básicas a todos os estudantes brasileiros é o grande mérito da BNCC, mas é preciso reforçar que as escolas devem ter liberdade na maneira como distribuem essas práticas em seus currículos”, ponderou. Domingues também preside o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação.
Ele ainda defendeu a tese de que o associativismo educacional precisa de uma voz de união na representação nacional, e citou a presidente do SINEPE de Minas Gerais, Zuleica Reis Ávila, como alguém com esse potencial.
Dentro do congresso, também houve o Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), que avalia as melhores práticas implantadas pelas instituições particulares de ensino básico, técnico e superior. O Colégio Ciman, filiado ao SINEPE/DF, foi premiado em duas categorias: levou o 1.º lugar em Gestão Administrativa e de Comunicação, com o projeto "Placas fotovoltaicas: a escola como modelo de sociedade sustentável”, e ficou na 3.ª posição na categoria Responsabilidade Social, com o “Projeto Vive: o protagonismo dos estudantes em ações sociais no DF”.