A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Secretaria de Educação estão elaborando o Manual de Sustentabilidade Ambiental para Escolas do DF. O material tem o objetivo de contribuir com projetos nas unidades escolares para formar cidadãos conscientes e atuantes na construção de escolas e comunidades mais sustentáveis. O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (SINEPE) do DF é parceiro da iniciativa e vai contribuir com conteúdo.
Para o consultor ambiental do sindicato, Filipy Andrade, a importância do manual se dá pela possibilidade de aplicação. “Fala-se muito na importância da consciência e da educação ambiental, mas como pôr em prática esses conceitos no dia a dia da escola? Essa é a dúvida de muitos gestores”, pondera. O material conterá diretrizes de sustentabilidade escolar e sugestões de ações pedagógicas, processos, projetos e melhoria de infraestrutura para que os estabelecimentos se enquadrem no conceito de Escola Sustentável.
O manual conta com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e está em fase de concepção, em que diversos setores envolvidos com causas ambientais são ouvidos. A previsão é que seja lançado e distribuído em escolas públicas e particulares no fim deste ano.
Outros projetos
O principal projeto ambiental promovido pelo SINEPE/DF é o Pede Planta, iniciado no Colégio do Sol, que envolve alunos no plantio de mudas do cerrado pela cidade, especialmente em áreas que precisam de reflorestamento, como a bacia do Pipiripau. No ano passado, os estudantes plantaram mais de 5 mil mudas no local, e neste ano o projeto recebeu doações de participantes do Fórum Mundial da Água para dar continuidade às ações. Por isso, agora o Pede Planta faz parte de um programa maior, encabeçado pela Adasa: a Unidade de Gestão do Projeto Produtor de Água do Pipiripau.
O presidente do SINEPE/DF, Álvaro Domingues, comemora o crescimento da parceria. “O Pede Planta é uma ideia inovadora, que transforma o comportamento dos jovens e a forma como eles se relacionam com o ambiente e traz benefícios reais para a sociedade. Queremos que seja um exemplo a ser seguido em todo o País”, ressalta.
Em maio, o consultor ambiental do sindicato apresentou o Pede Planta na feira Agrobrasília, e, a partir de então, tem levado a apresentação para diversas reuniões, a fim de ampliar o conhecimento sobre o projeto.
O SINEPE/DF ainda foi o responsável por mediar a participação do Colégio Arvense, um de seus filiados, no Congresso Internacional Lixo Zero, que ocorreu na semana passada em Brasília. A escola, muito engajada em questões ambientais, será a primeira da capital a implementar o projeto Lixo Zero, uma meta ética e econômica para incentivar a sustentabilidade, com a recuperação de materiais que seriam descartados.