O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF), Álvaro Domingues, participou, nesta quarta-feira, (7/10), de reunião no Sebrae/DF sobre projetos para a área de educação. “É importantíssimo alinhar e discutir projetos de interesse das escolas”, declarou.
Durante o encontro, foram apresentadas propostas de inovação, gestão e capacitação para as instituições privadas. Álvaro reforçou a importância da parceria com o Sebrae para realizar uma pesquisa sobre o setor educacional privado local. “É essencial fazer um levantamento sobre os aspectos sociais e econômicos que envolvem as escolas, como o perfil das famílias atendidas, a importância do financiamento da educação e o impacto dos impostos”, explicou.
Entre os temas abordados esteve, ainda, o auxílio do Sebrae à Missão Técnica Internacional do SINEPE/DF, na Califórnia, que ocorrerá em abril de 2016. As missões são realizadas anualmente com intuito de trocar experiências e apresentar cases internacionais para gestores de escolas do DF.
A realização de um seminário sobre crédito, em parceria com o BNDES, também foi debatida. Para Álvaro, a capacitação é imprescindível diante do atual cenário econômico. “O momento é oportuno. O aumento de impostos impactou os custos das escolas. Em dezembro, o orçamento fica ainda mais pressionado pelo pagamento das férias e do 13º salário”, salientou.
O presidente do Sindicato foi recebido pelo diretor técnico e de atendimento do Sebrae, Júlio Flávio Ganeiro Miragaya, pela gerente da Unidade de Serviços, Aparecida Vieira, e pela gestora de projetos do segmento de educação, Karyne Antunes.
Aparecida sugeriu a realização de uma Rodada de Negócios para as escolas. O objetivo é aproximar fornecedores de gestores das instituições de ensino. “As empresas apresentam seus produtos e serviços. Se o negócio for bom para ambos, as parcerias são estabelecidas, e isso cria um leque de oportunidades”, concluiu.