Com o objetivo de fortalecer a conscientização e a prevenção da violência doméstica, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) e a Secretaria da Mulher (SMDF) firmaram um acordo de cooperação técnica para expandir o Programa de Prevenção à Violência Doméstica (PPV) em escolas privadas do DF. A parceria proporcionará capacitação e diálogo com estudantes do Ensino Médio, abordando temáticas essenciais como respeito, empatia e igualdade de gênero. O primeiro marco desse acordo foi a certificação de 400 alunos do Colégio CCI, em Samambaia, ocorrido na última segunda-feira (11). A escola é filiada ao SINEPE/DF, e os jovens participantes foram capacitados por meio das atividades do PPV.
Ana Elisa Dumont, representante do SINEPE/DF, ressaltou a importância de disseminar o programa em escolas particulares, destacando o impacto positivo no desenvolvimento dos estudantes. “A iniciativa deste acordo de cooperação surge de uma conversa com a Secretaria da Mulher com o objetivo de promover a prevenção. Queremos que os estudantes compreendam o que é violência, o que caracteriza a violência doméstica, como ela pode ser prevenida e evitada, e a importância das relações familiares e das relações que eles estabelecem com outras pessoas”, afirmou Dumont.
O Programa de Prevenção à Violência Doméstica, desenvolvido pela Assessoria Especial de Políticas Públicas para Homens (Assesph), é composto por oficinas e atividades práticas voltadas à compreensão da Lei Maria da Penha, à identificação de diferentes formas de violência e promoção de debates sobre a responsabilidade de todos na prevenção à violência contra a mulher. Durante o evento, a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, reforçou a importância de sensibilizar a nova geração para o tema: “Precisamos de jovens atentos e engajados na luta contra a violência. Ao capacitar esses estudantes, contribuímos para formar cidadãos que veem o combate à violência como um compromisso com a sociedade”.
A expansão do PPV e a certificação dos alunos das escolas particulares do DF são passos importantes para criar uma nova geração mais consciente e responsável. Estudos indicam que crianças e adolescentes expostos a ambientes de violência doméstica têm risco cinco vezes maior de se tornarem agressores no ambiente escolar. Assim, a parceria entre o SINEPE/DF e a SMDF pretende não apenas promover o conhecimento e a prevenção, mas também transformar realidades e fortalecer o ambiente educacional com práticas de cidadania, respeito e igualdade.