Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


SINEPE/DF oferece orientação técnico-ambiental para escolas particulares

Publicado em 14/09/2017 às 13:50:00

Como parte da agenda de ações do 8.º Fórum Mundial da Água, que terá Brasília como sede em 2018, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) oferece orientação técnico-ambiental às escolas filiadas. O projeto teve início em janeiro e já atendeu 20 instituições.

Quem solicita o serviço tem acesso à legislação ambiental vigente, que trata de assuntos como água, energia, resíduos, flora e fauna, com dicas específicas para o ambiente escolar, além de informações sobre soluções sustentáveis que possam ser executadas no local.

Uma das questões que mais têm levado as instituições de ensino a procurar o sindicato é justamente o uso dos recursos hídricos, foco central do fórum. O consultor ambiental do SINEPE/DF, o engenheiro Filipy Andrade, conta que por causa do racionamento vigente no DF muitas escolas querem investir em projetos de reuso da água, como tanques de captação e adaptação de telhados para coleta de água da chuva. O Colégio LaSalle de Águas Claras, por exemplo, iniciou neste ano com um projeto de tratamento e reuso de afluentes com capacidade de tratamento de 175 metros cúbicos por dia.

Outra dúvida que leva as escolas a procurar o SINEPE/DF é a utilização sustentável de energia. Nesse caso, os estabelecimentos são orientados a adotar painéis solares e lâmpadas mais econômicas, entre outras medidas. Além disso, são levantadas questões relacionadas ao manejo correto da flora e ao descarte dos resíduos. No DF, entrou em vigor este ano a Lei dos Grandes Geradores (Lei Distrital 5.610/2016), para empreendimentos que produzem acima de 2 mil litros diários de lixo não reciclável. Ela determina que o recolhimento e a destinação desse material sejam de responsabilidade do estabelecimento. No fim de outubro, a legislação valerá também para quem produz acima de mil litros, e até o fim do ano, qualquer empreendimento com mais de 120 litros diários também terá de se enquadrar nas normas.

Para receber a orientação, basta que a escola entre em contato com o sindicato, demandando o tipo de suporte necessário. O atendimento é feito inicialmente por telefone, seguido de visita técnica pelo consultor ambiental.

Fórum Mundial da Água

Entre 18 e 23 de março de 2018, será realizado em Brasília o 8.º Fórum Mundial da Água. O evento, que é realizado a cada três anos em diferentes cidades do mundo, espera reunir cerca de 30 mil representantes de mais de 100 países para discutir o uso responsável da água. Como parte das ações do evento, que tiveram início neste ano, o SINEPE/DF tem desenvolvido uma série de iniciativas sustentáveis com os estabelecimentos de ensino. Para mais informações, acesse o site: http://www.worldwaterforum8.org.