No dia 25 de setembro, alunos de sete escolas privadas do Distrito Federal receberam o certificado de participação no programa Miniempresas 2017 – projeto organizado pela empresa Junior Achievement, que proporciona experiência prática em empreendedorismo por meio da organização e operação de uma empresa. O projeto contou com participantes do Colégio Militar de Brasília, das unidades do colégio Sigma da Asa Sul e Asa Norte, do Instituto Federal Brasileiro de São Sebastião, do Ciman e das unidades do colégio Sesi em Gama e Taguatinga. Durante a cerimônia, o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe/DF), Álvaro Domingues, prestigiou os estudantes e seus familiares, os mantenedores da Junior Achievement DF e os representantes de cada escola.
Na abertura do evento, o presidente do conselho consultivo da Junior Achievement/DF, Heverton Ferreira, falou com otimismo sobre o estímulo ao empreendedorismo jovem. Após a entrega dos certificados, os estudantes que alcançaram as melhores posições nos rankings de venda e os que foram considerados os melhores “achievers” ganharam a oportunidade de se tornar mentores no projeto Free Mind, liderado pelo consultor Marcos Rangel, além de brindes da marca Chilli Beans.
Um dos participantes do projeto, o orador da miniempresa SigTech, Hugo Marques de Oliveira, elogiou o projeto. “O empreendedorismo é a chave das algemas do desenvolvimento de uma cidade, Estado ou nação, e nossa população é abençoada com muitos talentos. Empreender ideias, empreender arte é dar ao povo a liberdade de pôr em prática essa inteligência. Empreendam suas ideias e sua inteligência para o bem”, aconselhou.
A diretora da Junior Achievement DF, Raquel Furtado, foi escolhida como a madrinha das turmas e destacou o significado e importância do programa para o futuro desses jovens. Álvaro Domingues, que foi paraninfo dos alunos, ressaltou a importância da educação na formação de empreendedores. ”A escolarização é o fator de evolução de um país, pois o ensino deve agregar riqueza a ele. O empreendedorismo deve estar nesse horizonte”, defendeu.
Ao fim da cerimônia, o presidente do SINEPE/DF e o presidente do conselho consultivo da Junior Achievement entregaram a placa de Melhor Miniempresa de 2017 à Calango Criativa S.A/E, organizada por alunos do Sigma Asa Sul. Como premiação, a equipe recebeu das mãos da gerente de marketing do shopping Conjunto Nacional, Cláudia Durães, passagens e inscrições para o Findinexa 2017 — fórum internacional de empreendedorismo que será realizado no Piauí. Os prêmios tiveram patrocínio da Ancar/Shopping Conjunto Nacional.