Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


SINEPE/DF na posse do novo presidente da Capes

Publicado em 11/02/2020 às 19:05:00

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal - SINEPE/DF, Álvaro Domingues, participou da cerimônia de posse do professor e engenheiro Benedito Guimarães Aguiar Neto como presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES, na última terça-feira (11). Aguiar é o 22º presidente da agência, criada em 1951.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, presente na ocasião, destacou que Aguiar terá a missão de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo ex-presidente da Capes, Anderson Correia. Em sua fala, Weintraub destacou que o ensino e a pesquisa são áreas prioritárias no governo do presidente Bolsonaro. "Apesar do desafio, vamos buscar resursos", ponderou.

Abraham Weintraub aproveitou para agradecer a trajetória do ex-presidente na Capes: “Anderson, foi um prazer trabalhar com você, uma grande surpresa!”. Anderson Correia será o novo reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, com posse prevista para o fim de fevereiro, em São José dos Campos/SP. 

Sobre Benedito Aguiar - Maranhense de São Luís, é engenheiro eletricista com mestrado pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, doutorado pela Universidade de Berlim e pós-doutorado pela Universidade de Washington, nos EUA. Foi por 9 anos reitor da Universidade Mackenzie. Ele é o 22º presidente da história da CAPES.

Sobre a CAPES - É responsável pela avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. É a mais importante agência brasileira de fomento à formação de recursos humanos. São 100 mil bolsas voltadas para a formação de professores da educação básica. Na pós-graduação brasileira, há 95,4 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de 8,7 mil no exterior oferecidas graças aos 70 acordos firmados com instituições internacionais. O número de eventos científicos apoiados pela Coordenação chega a 800 por ano.