A partir do próximo mês, adolescentes de 13 a 17 anos participarão de um estudo sobre o consumo nocivo de álcool pela população jovem. A pesquisa será feita com estudantes de escolas públicas e privadas do Distrito Federal. O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (SINEPE/DF) é parceiro da iniciativa e esteve presente na primeira reunião, realizada no dia 1.º de março com gestores das instituições participantes.
O estudo, realizado pelo Instituto Olhar Pesquisa e Informação Estratégica em parceria com o Programa Brasília Vida Segura, do governo de Brasília, contará com informações de 41 unidades escolares. Os colégios participantes foram escolhidos por meio de sorteio e pertencem às regiões do Plano Piloto, de Taguatinga e de Ceilândia.
Para a vice-presidente do SINEPE/DF, Ana Elisa Dumont, a iniciativa vai além do levantamento de dados. “O uso do álcool por adolescentes prejudica o processo de ensino e aprendizagem na escola. A Organização Mundial de Saúde estima que 60% das crianças de 12 a 18 anos têm contato com o álcool, e a pesquisa a ser realizada servirá como base para a criação de políticas públicas no Distrito Federal”, defende.
Os dados do levantamento serão utilizados para a elaboração de estratégias de redução do consumo de álcool por crianças e adolescentes, auxiliando no cumprimento do acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) referente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.