Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


SINEPE/DF participa de premiação da OBMEP

Publicado em 17/08/2017 às 18:00:00

Na última terça-feira (15), aconteceu a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Museu Nacional. Durante o evento, os 177 alunos do Distrito Federal que obtiveram os melhores resultados nacionalmente em 2016 foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze e outros 667 receberam menções honrosas por terem vencido a primeira etapa.

Ao longo da cerimônia, que contou com a presença de professores, alunos e familiares, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, recordou o início da olimpíada, criada há doze anos pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e falou sobre a importância da competição para o avanço do ensino de matemática no Brasil nesse período. “Hoje, nós temos quase 20 milhões de alunos participantes da OBMEP anualmente e isso tem despertado o interesse para o ensino da matemática. É muito bom poder compartilhar a alegria desses jovens”, completou.

Em Brasília, 14 estudantes conquistaram medalhas de ouro, 52 de prata e 111 de bronze. O vice-presidente do SINEPE/DF, Walter Ribeiro, participou da entrega e comemorou a participação das escolas particulares na OBMEP 2017: “Nós, do SINEPE, nos sentimos felizes por saber que na próxima cerimônia de premiação da OBMEP, as escolas particulares também serão convidadas. Ao receber um prêmio como esse, os estudantes se sentem gratos e as instituições, motivadas”, defendeu. Este ano é a primeira vez que a olimpíada inclui os alunos das escolas privadas, por meio da integração ao evento da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Além das premiações entregues aos estudantes, 18 professores e as 22 escolas que obtiveram as melhores colocações, receberam kits esportivos, didáticos e tablets como forma de reconhecimento. O secretário de educação, Júlio Gregório Filho, participou da entrega desses prêmios e pontuou que somente com o trabalho conjunto entre o aluno e a escola, inciativas como essa são possíveis. “A OBMEP representa um grande estímulo para quem estuda e gosta de matemática e, para a escola, também é muito bacana receber os prêmios”.

No Brasil, 6.502 alunos participantes ganharam medalhas, sendo 501 de ouro, 1.500 de prata e 4.501 de bronze. Além disso, foram entregues menções honrosas para 42.482 estudantes.