Na última sexta-feira (24), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF) esteve presente na final do XI Festival de Arte e Cultura no Sistema Prisional (XI Fest’Art). O evento, promovido pelo Centro Educacional 01 de Brasília, contou com a presença de diversos gestores, subsecretários de educação do DF e da Juíza da Vara de Execuções Penais (VEP), Leila Cury.
Com o tema “Você ainda tem sonhos?”, o clima do festival foi de realização. O presidente do Sinepe/DF, Álvaro Domingues, afirmou que o evento é um marco do ponto de vista da divulgação do trabalho dos jovens que estão em situação de medida protetiva.
Entre os convidados, estavam Fábio de Souza, Subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional (SUPLAV) e Daniel Crepaldi, Subsecretário de Educação Básica (SUBEB). Este falou da importância do evento e reforçou que “a Secretária de Estado de Educação tem feito esforços para reinserir esses jovens na sociedade, criando alternativas de redução de pena, a exemplo do sistema de leitura que tem o objetivo de reduzir o tempo de permanência no sistema prisional”. Fábio falou da importância que a arte tem na educação desses jovens e citou a reinserção na sociedade como uma delas.
A fala da juíza da VEP, Leila Cury, girou em torno do papel transformador da educação. “No meu entendimento, a educação é a base de tudo. Nosso sistema tem várias mazelas, como a superlotação. Mas a gente não as resolve criando mais presídios e, sim, promovendo a educação” - finalizou Cury.
Na cerimônia de abertura, foi destacado o papel dos professores e a iniciativa de reintegrar a juventude que cumpre medidas socioeducativas por meio da promoção da arte e da cultura.