Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


Sinepe/DF realiza parceria com Adasa para cultivo de plantas nas escolas

Publicado em 10/08/2017 às 18:19:00

Nesta segunda-feira (31), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (SINEPE/DF) e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) realizaram reunião para assinatura do protocolo de parceria que permitirá a expansão do projeto Pede Planta. A iniciativa envolve estudantes no plantio de mudas de espécies do cerrado brasileiro, que então são entregues gratuitamente a produtores locais, formando uma rede de sustentabilidade e cooperação. Além disso, por meio do Pede Planta, seis viveiros já foram implantados em diferentes regiões do DF, contribuindo para o aumento de áreas verdes na capital.

Criado inicialmente no Colégio do Sol, o projeto recuperou 14,5 hectares degradados e produz 90 mil mudas anualmente. Durante a reunião, o diretor da escola e fundador do Pede Planta, Erli Ferreira, contou que o objetivo neste ano é expandir a atuação, para que mais produtores sejam beneficiados, mais áreas possam ser vegetadas e mais alunos tenham contato com o meio ambiente: “Hoje, o Pede Planta está com uma visão mais abrangente e diversa, e caminha para sua consolidação”, ressalta.

Desde 2006, a inciativa mobilizou 960 estudantes, 105 professores, 510 pais e 30 auxiliares escolares. Nestes 11 anos, foram criados viveiros no Lago Norte, no Gama, na ONG Casa de Ismael, no Centro de Ensino Fundamental 2 da Estrutural e no próprio Colégio do Sol. Com a parceria, a Adasa transportará os alunos que cultivaram as mudas para que, um ano depois, eles possam ver o resultado do plantio na natureza.

O presidente do Sinepe/DF, Álvaro Domingues, comentou o quanto esse projeto é importante para que os alunos desenvolvam consciência ambiental. “Essa parceria permitirá que a sociedade se beneficie não somente por meio das áreas recuperadas, mas, principalmente pela formação de uma geração de futuros cidadãos realmente comprometidos com o meio ambiente.”