O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) realizou a primeira Assembleia Geral Ordinária, em 22 de fevereiro. Em clima de descontração e ânimo, foram trazidos informes jurídicos aos associados e principais atividades que serão realizados pelo sindicato.
Entre os itens apresentados, a agenda dos próximos cursos oferecidos pelo SINEPE/DF, o período de inscrições para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática e a escolha dos novos diretores responsáveis pelas Diretorias Regionais do SINEPE/DF.
O SINEPE/DF aproveitou a assembleia para apresentar aos associados o projeto Escola na Medida, uma parceria do sindicato com o portal Eu Saúde, que tem como objetivo a prevenção e redução do número de crianças com obesidade.
Sobre as ações que serão realizadas pelo sindicato, o destaque é o lançamento de uma revista sobre as Missões Técnicas do SINEPE/DF. Com previsão de uma média de 150 páginas, a revista contará com 10 artigos, sobre as 10 viagens já realizadas, entrevistas e uma sessão estatística sobre as missões, trazendo, por exemplo, o número de pessoas que já participaram, quais os estabelecimentos e outras informações relevantes.
A fim de orientar as escolas conveniadas com o SINEPE/DF, a assembleia geral trouxe informes jurídicos sobre diversos temas, gerando debates para melhor adequação das escolas às exigências legais. Foi discutida ainda a reforma trabalhista e o retorno positivo gerado pela nova legislação. Ainda sobre a reforma, o SINEPE/DF estará em plantão de dúvidas para os associados que necessitarem de orientação. O atendimento será todas as terças e quintas à tarde na sede do sindicato.
Quem presidiu a sessão foi o presidente Álvaro Domingues, que expôs ainda a luta para inclusão dos professores de escolas particulares nos cursos oferecidos pelo EAPE - Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação. O professor Domingues finalizou falando sobre as principais conquistas e os desafios como presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal. Ele foi presidente do Conselho de 2016 a 2017 e atualmente segue na função de vice-presidente.