Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


SINEPE/DF reforça proposta a professores

Publicado em 19/05/2017 às 12:00:00

Representantes do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) e do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep/DF) estiveram reunidos nesta quinta-feira, 18, para dar continuidade às negociações salariais de 2017. Esta foi a segunda reunião entre comissões das entidades. Dentre as propostas das escolas, está a antecipação mínima de 60% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos salários de maio até fechar a negociação, podendo chegar a percentuais maiores.

O presidente do SINEPE/DF, Álvaro Moreira, reforçou o que já havia destacado na reunião anterior, no dia 11 de maio. “Não há limitação entre as escolas. É o valor mínimo. As escolas que tiverem condições poderão pagar mais”. Além do INPC, o Sindicato patronal também sugere melhorar o texto em três cláusulas da convenção trabalhista: 12, 16 e 52. 

O SINEPE/DF esclarece que, devido à conjuntura econômica do País, a maior parte das instituições de ensino não podem ofertar além da proposta. “Com a crise, tivemos uma queda de aproximadamente 8% no número de alunos, que migraram para escolas públicas de 2016 para 2017. Isso, aliado aos descontos que os gestores têm oferecido nas mensalidades, fez com o que o valor arrecado por aluno diminuísse entre 10% e 12% neste ano”, explicou Domingues.

A inadimplência também foi citada como um dos principais fatores da dificuldade econômica vivida por muitas escolas. “A inadimplência ao longo do ano, relativa a mensalidades em atraso que eventualmente são pagas, atingiram cerca de 30% dos pais no ano passado”, explicou o presidente. Já a inadimplência real, ou seja, aquele dinheiro que a escola não recupera, triplicou nos últimos anos, e hoje gira em torno de 9%. “Em 2016, quatro escolas particulares, entre elas instituições tradicionais da cidade, fecharam as portas por não conseguirem se manter. Muitas outras que são pequenas passam por processos de fusão com colégios maiores”, lamentou.

As sugestões feitas durante a reunião serão levadas para assembleia nos dois sindicatos, e as entidades devem seguir com as negociações até o final de maio.

Reunião com SAEP

Ainda no dia 18 de maio, representantes do SINEPE/DF e do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino (SAEP/DF) também estiveram reunidos para negociações salariais. Dentre as propostas apresentadas pelo SINEPE/DF, estavam melhorias no texto da cláusula das bolsas de estudos. Os dois sindicatos têm novo encontro agendado para o dia 25 de maio.