Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


SINEPE/DF reúne gestores em evento sobre economia, inovação e eficiência

Publicado em 22/08/2023 às 08:50:00

As perspectivas econômicas, as inovações tecnológicas nos processos de gestão e aprendizagem foram os pontos centrais do “Seminário de Gestores - Economia, Inovação e Eficiência”, promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares do Distrito Federal (SINEPE/DF), realizado em 21 de agosto. O encontro reuniu cerca de 350 gestores da Capital Federal e especialistas renomados em dia de aprendizado e networking

O palestrante Geraldo Rufino abriu a programação com a palestra “O novo normal”, apresentando uma perspectiva de quem empreende há décadas e vivenciou várias adversidades até se tornar milionário com a primeira e maior empresa de reciclagem de peças de caminhões do Brasil. “Não importa se eu estou fazendo a gestão de uma empresa ou se estou fazendo mentoria, palestra para um, duas ou milhares de pessoas, o meu propósito permanece o mesmo – aquele que eu tenho desde pequeno, que é de impactar pelo menos uma pessoa para que ela olhe pra dentro e descubra o gigante que está dentro de cada um de nós”, comentou. 

Em seguida a essa reflexão, foi a vez de Amábile Pacios e Paulo Fossatti subirem ao palco e compartilhar o “Cenário e perspectivas de cooperação entre a educação básica e o ensino superior”. Eles abordaram o que tem sido feito para promover a aproximação entre os perfis de instituições de ensino particulares e como a proposta tem sido levada ao Ministério da Educação. Uma das sugestões encaminhada ao ministro Camilo Santana foi a promoção de estágios de estudantes de pedagogia e licenciaturas de faculdades, centro universitários e universidades privadas em escolas públicas como forma de reduzir o abandono escolar e o déficit de aprendizagem provocado pela pandemia. Ambos integram o Conselho Nacional de Educação (CNE), sendo que Amábile é presidente da Câmara de Educação Básica e Fossatti é conselheiro da Câmara de Educação Superior.

Para fechar a manhã, foi a vez de se aprofundar na evolução da maneira de ensinar com Vinícius Freaza e a palestra “Por uma evolução da gestão pedagógica”. Autor de livro de mesmo título, em conjunto com Cícero Gomes Jr, Vinícius apresentou uma série de conceitos essenciais para tirar a escola do “piloto automático” e transformar as equipes pedagógicas em agentes de mudanças. 

As transformações da modernidade continuaram em pauta no segundo turno do seminário com Cleber Carvalho, coordenador na área de tecnologia educacional da International School. Atualmente ele lidera projetos de vanguarda que incorporam tecnologias avançadas como realidade aumentada, inteligência artificial e desenvolvimento de games. E foi sobre isso que ele conversou com os participantes na palestra “O futuro da aprendizagem com Inteligência Artificial”. 

Em seguida, o renomado jornalista Ricardo Amorim presenteou os gestores com “Impactos do Cenário Econômico atual na educação privada”. Com gráficos e análises estratégicas, Amorim traçou  as expectativas da economia brasileira e global para os próximos anos e fez sugestões de como os números devem ser interpretados para tomadas de decisão. O assunto foi bastante oportuno para o especialista seguinte, Thiago Faria com “Estratégias para captação de alunos: o que realmente funciona?”. Com quase duas décadas de experiência no mercado educacional, Thiago criou a consultoria Escola Cheia e fez de sua palestra uma aula sobre marketing e gestão. Ele destacou aspectos que não podem ficar fora nas ações das instituições que atendam às necessidades das famílias: bilinguismo, técnicas educacionais, habilidades socioemocionais, formação de professores e protagonismo dos alunos. 

Para fechar o dia de aprendizagem e networking, o consultor Fred Azevedo, head de Educação do EICOM Institute, desenvolveu o tema “Navegando pela mudança: como o educador pode abraçar a inovação”. Com bagagem educacional no Brasil, Canadá e Reino Unido, o consultor levou a plateia a refletir sobre o que impede o gestor de lidar bem com a mudança por que o mundo da educação tem passado. 

Seminário de Gestores - Economia, Inovação e Eficiência

O seminário foi criado em 2022 com a finalidade de capacitar os gestores de escolas filiadas ao SINEPE-DF. Envolve os propósitos da entidade de colaborar para o aprimoramento das formas de intervenção e da prestação de serviços de educação baseada em socialização do saber, construção de valores éticos e afirmação de cidadania plena. O SINEPE/DF representa o setor educacional privado do DF desde 1969, e hoje lidera em torno de 605 escolas que atendem mais de 165 mil alunos.