O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) sediou, nesta terça-feira (10), a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Educação (FNE), coordenada por sua presidente, Ester Galvão de Carvalho. Trinta e cinco líderes educacionais participaram da programação, entre eles o senador Flávio Arns, relator da PEC 65/2019 no Senado Federal, que trata do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
“A necessidade de tornar o Fundeb permanente já é consenso entre Congresso Nacional, Governo Federal, gestores estaduais, municipais e sociedade. Por isso, há amplo apoio para a aprovação do Novo Fundeb”, ponderou o senador.
A pauta sobre o Fundeb e os impactos da reforma tributária na educação também foram amplamente debatidos no painel do presidente da Undime, Aléssio Costa Lima. Entre as propostas da Undime está a inclusão do Fundeb no texto da Constituição Federal, a fim de torná-lo permanente.
Na ocasião, o presidente do SINEPE/DF, Álvaro Domingues, anfitrião da 1ª reunião do FNE, estava representando o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE). “Acolher as lideranças que têm como ponto em comum a educação brasileira em nossa sede é uma honra, e as portas estarão sempre abertas”, destacou Álvaro. O próximo encontro do Fórum Nacional de Educação está previsto para agosto.