A comissão de negociação do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF) entregou à comissão de negociação do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep/DF) a proposta de reajuste para o biênio 2017/2018.
Em reunião nesta quinta-feira (1º/6), o Sinepe/DF ofereceu reajuste salarial de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais 0,5% de ganho real em 2017, e 100% do INPC mais 1% de ganho real em 2018. A Convenção Coletiva de Trabalho em vigor teve validade prorrogada até o dia 19 de junho.
O presidente do Sinepe/DF, Álvaro Domingues, ressaltou que os índices apresentados protegem as escolas pequenas, que passam por dificuldades, e deixa livre as escolas que quiserem adotar uma política de recursos humanos diferente. “A crise econômica deixou muitas escolas em situação difícil, mas há escolas que se organizaram para conceder reajustes acima do que estamos negociando. A proposta que trazemos é a possível para não prejudicar as escolas que estão em dificuldades”, disse.
Os professores farão assembleia no próximo dia 7 para avaliar a proposta, mas sinalizaram que o reajuste é inferior ao esperado. Esperavam, segundo os representantes que participaram da reunião, correção de 100% do INPC mais 1% para este ano, e uma proposta melhor para 2018. Álvaro Domingues lembrou que não há nada que indique que a economia melhore nos próximo ano, com aumento de alunos nas escolas e aumento no valor das mensalidades e que, por isso, a situação pede cautela.
SAEP
A comissão de negociação do Sinepe/DF também se reuniu com representantes do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino (SAEP/DF). A proposta do sindicato patronal é de 100% do INPC mais 0,5% neste ano, e 100% mais 1% em 2018. Há, também, reajuste no tíquete-alimentação, que seria de R$ 4,50 em 2017 e R$ 5,00 em 2018. Os representantes do SAEP/DF ficaram de se reunir em assembleia na segunda-feira (5) para decidir se aceitam a proposta.