Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


TSE lançará campanha para incentivar participação dos jovens nas eleições deste ano

Publicado em 21/03/2014 às 13:10:00

Inspirado nas mobilizações de junho de 2013, que levaram milhares de brasileiros às ruas por intermédio das redes sociais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai lançar a campanha publicitária “#vempraurna – Seu voto vale o Brasil inteiro”. A ideia é fazer uma analogia com a hashtag “vemprarua”, utilizada pela população na época, e convocar os cidadãos a fazerem a diferença no voto, no dia 5 de outubro.

Nas peças – que serão veiculadas no rádio, TV e mídias digitais –, o TSE vai lembrar o cidadão que, o dia 7 de maio, será o prazo final para alistamento eleitoral, mudança de domicílio e também data-limite para as pessoas com deficiência solicitarem transferência para seções eleitorais com acessibilidade. A ação vai ainda destacar a importância da participação dos jovens, de 16 e 17 anos, no processo eleitoral. Nessa faixa etária o voto não é obrigatório, mas o direito é garantido pela Constituição Federal.

A atuação mais assídua dos brasileiros nas questões políticas é uma das principais bandeiras levantadas pelo presidente do TSE, ministro Marco Aurélio. Em seu discurso de posse no Tribunal, em novembro do ano passado, o ministro disse que o voto é o maior indicativo do estágio democrático experimentado por uma nação.

“O direito ao voto torna-se um dever em face da grandiosidade do bem jurídico protegido – o país. Assim como o poder familiar é direito e obrigação – conferindo aos pais a gerência da vida e os cuidados essenciais ao desenvolvimento da criança –, o voto confere ao eleitor uma licença para a escolha dos ocupantes de cargos públicos”.

Para o ministro, o protesto da sociedade tem que ser nas urnas, por meio do voto livre, de forma pacífica e ordeira, com o pensamento no futuro da nação.

“Descabe apoiar a bandalheira, o quebra-quebra dos encapuzados, o enfrentamento às autoridades. Mostram-se inviáveis a paralisação das atividades, o fechamento de vias públicas, o desatino, quando se tem à disposição o mais eficaz instrumento de modificação da realidade social e política, o voto! Sim, a vontade do povo é soberana, mas deve ser depositada nas urnas e não incendiada nas lixeiras das ruas”, afirmou o ministro.

Prazo eleitoral

O dia 7 de maio, 151 dias antes das eleições, é o prazo final para efetuar o alistamento, pedir a transferência de domicílio e a inscrição de pessoas com deficiência em seções eleitorais com acessibilidade.

O cidadão que ainda não está em dia deve procurar o cartório eleitoral mais próximo de sua residência. A Justiça Eleitoral também disponibiliza na internet o pré-atendimento eleitoral, conhecido como Título Net. 


Fonte: ASICS