Pesquisar notícias

Para pesquisar coloque o nome no campo acima e clique em pesquisar.


Categorias


Arquivo de notícias


Workshop aborda importância do ensino de arte na escola

Publicado em 04/09/2017 às 18:00:00

Na semana passada, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) realizou o workshop “Os Desafios de artes cênicas, visuais e música no fundamental I” para 46 educadores. O curso contou com palestra dos escritores Larissa Vitorino, Luciano de Paula e Suzana Maia, autores da Coleção CRIE: Arte Educação Escola, que apresenta a infância de artistas reconhecidos no cenário mundial para tornar conteúdos de arte mais acessíveis às crianças.

Por meio de apresentação de canto e violão, exercícios práticos de sensibilização e palestra expositiva, os facilitadores abordaram questões como as formas de alfabetização dentro do contexto artístico, o papel do professor nas práticas de arte realizadas na sala de aula e, também, mostraram como o desenvolvimento de habilidades não cognitivas podem contribuir para a aprendizagem de habilidades cognitivas dentro do espaço escolar.

Uma das palestrantes, a editora-chefe e autora de livros infantis Suzana Maia explicou que a prática de arte na educação é imprescindível ao educador que se preocupa com a formação integral do aluno. “O processo de sensibilização proposto pela arte na educação possibilita ao aluno o autoconhecimento, a percepção do outro e seu papel no âmbito coletivo de forma salutar, consciente e crítica”, opinou.

Na última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), divulgada em abril deste ano, a educação artística se tornou uma das disciplinas exigidas na área de linguagens durante o ensino fundamental. Após a homologação dessa versão, as instituições de ensino públicas e particulares terão prazo de dois anos para se adequar às novas diretrizes, o que pode ser um desafio para os profissionais de ensino. Por isso, o SINEPE/DF propôs esse workshop que auxilia os profissionais a se adaptar à nova realidade. “A BNCC traz a arte como exigência de destaque no desenvolvimento dos alunos. Por isso, decidimos fazer um curso para despertar o interesse pelo ensino da arte, porque é por meio dela que a criança pode obter melhor desenvolvimento cognitivo”, defendeu a coordenadora de cursos do SINEPE/DF, Fátima Gonzaga.